segunda-feira, 13 de outubro de 2008

ESTE BLOGUE

A criação deste blogue teve subjacente a ideia de que há muitas coisas no Policiário que ficam à margem da imensa maioria dos participantes neste passatempo.
Uma das coisas que mais marcava pela ausência, era a discussão dos problemas, a admissão aos leitores de propostas alternativas e divergentes em relação às conclusões retiradas pelo autor. Umas vezes – quase sempre - por manifesta falta de espaço, mas muitas vezes para não alimentar polémicas infindáveis.
Com este blogue, tudo muda radicalmente e vamos passar a ter o espaço necessário para aprofundarmos todos os temas que pretendermos.
Assim, já nesta época 2008/2009 - que abriu agora no Policiário do PÚBLICO e cujo primeiro desafio foi publicado em 2008.10.12 -, vamos também publicar todos os desafios que saírem no jornal.
Depois, terminado o prazo para envio das propostas de solução e encerrada a recepção das mesmas, após a publicação da solução oficial no jornal, colocaremos aqui as soluções mais relevantes – desde que nos sejam enviadas em suporte informático – e iniciaremos um debate sobre o próprio desafio.
Não haverá barreiras à discussão e, com ela, esperamos poder apontar novos caminhos, dar sugestões a próximos produtores, apontar alternativas que poderiam ter sido aproveitadas pelo autor para melhor concretizar o seu desafio. Mas também dar oportunidade ao produtor de se defender das críticas que lhe forem feitas.
Pretendemos que haja polémica, bem alicerçada em argumentos válidos e sérios.
Queremos que os policiaristas mais experientes ponham ao serviço dos restantes a sua prática de decifração.
Queremos, em suma, que todos venham a terreiro expor os seus pontos de vista, para que todos possamos ficar a ganhar.

15 comentários:

Anónimo disse...

É uma boa ideia mas é preciso que todos os que querem debater os assuntos apareçam.
Por acaso eu gostava de ver como é que os meus adversários respondem para terem pontos nas melhores. Ler só a solução do autor não ajuda.
Parabéns ao Luís Pessoa.
Deco

Anónimo disse...

Vou estar atento para tentar perceber já neste problema do Mr. Ignotus.
Vetamina

Anónimo disse...

Para melhorarmos é sempre útil vermos como os outros fazem. Concorro há anos e nunca falei com ninguém, sempre resolvi sózinho os problemas e por isso não sei como é que os outros fazem.
Apoio a ideia do Luís Pessoa e dou já a minha autorização para publicar o que quiser meu.
Um abraço para todos. Viriato

Anónimo disse...

Apoio a ideia e prometo aparecer.
Saudações

Teresa M

Anónimo disse...

Muito bem.
Prometo voltar.
Parabéns.
Gosto muito das histórias do passado.

A Bula Croco

Anónimo disse...

Aproveitando a sugestão dos confrades Deco e Viriato, convido-vos a comentarem, criticarem, apreciarem... o que quiserem, uma das soluções que apresentei na temporada passada e que foi classificada nas melhores.
Está em: http://clubededetectives.net/dfprova3.html.
Um abraço e até breve
Daniel Falcão

Zé-Viseu disse...

Excelente ideia!
Vou passar a enviar as minhas soluções também por correio electrónico.
Zé-Viseu

Anónimo disse...

Vou mandar as minhas soluções pela net e pode usá-las quando quiser.
Cumprimentos
Koala

Anónimo disse...

Vai haver discussão das soluções?
Excelente.
Vouestar atenta.
Bj
FÁFÁ

Anónimo disse...

Vai haver discussão das soluções?
Excelente.
Vouestar atenta.
Bj
FÉFÉ

Anónimo disse...

Vai haver discussão das soluções?
Excelente.
Vouestar atenta.
Bj
FIFI

Anónimo disse...

Aqui em casa somos 3 a tentar a sorte, às vezes só um consegue ler os problemas. Agora passa a ser mais fácil porque podemos ler em qualquer lugar e depois podemos ler o que os melhores escrevem e aprender com eles.
Continuem e um abraço para o Luís Pessoa, que ainda não tivemos o prazer de conhecer.

Família Adams

Anónimo disse...

Já agora, voltando ao mesmo assunto, o confrade Inspector Boavida tem disponibilizado algumas das suas excelentes soluções no blogue: http://localdocrime.blogspot.com.
Vale a pena passar por lá.

Um abraço e até breve
Daniel Falcão

Anónimo disse...

Excelente. Há muito que carecíamos de um espaço de diálogo como este. Óptima a intenção de publicar não só as soluções dos autores, mas também as melhores. É um csmpo a explorar francamente, para uma desejada melhoria de nível no campo do solucionismo.
Não disponho, de imediato, de tempo para colaborar no blogue, mas fica a promessa de que em breve irei nele intervir com regularidade, se o Luis Pessoa assim o desejar.
E parabéns pela iniciativa, que merece o apoio de todos nós, cultores do policiário.

luis pessoa disse...

Para o anónimo que escreveu o comentário anterior, fica a indicação de que apenas foi publicado porque ainda estamos numa fase embrionária deste blog e quer-nos parecer que se tratou apenas de um lapso, até pelo seu conteúdo.
No futuro, apenas serão aceites e publicados comentários que venham identificados pelo pseudónimo ou nome, sobretudo se tiverem assuntos polémicos.
Não exigimos que estejam inscritos, podem comentar como anónimos, mas terminem sempre o texto com o pseudónimo ou nome.
LP