quinta-feira, 23 de julho de 2009

C O M P E T I Ç Ã O 2 0 1 0

ESBOÇO DE PROPOSTA – COMPETIÇÕES 2010


Procurando fazer uma síntese das propostas apresentadas até agora no CRIME PÚBLICO, no sentido de organizarmos um calendário competitivo que responda aos diversos interesses, avançamos:

- 10 problemas de características tradicionais, do tipo dos que temos vindo a publicar nas competições dos últimos anos.
Serão designados por CN1, CN2, etc., até CN10;

- 10 problemas do tipo “rápidas”, de resposta múltipla, que passaremos a designar de R1, R2, etc., até R10.


CAMPEONATO NACIONAL

CN1 a CN10 + R1 a R10.

Janeiro; dia 3 – CN1; dia 10 – R1
Fevereiro: dia 7 – CN2; dia 14 – R2; dia 21 – Confrontos da Taça + solução CN1 e R1; dia 28 – classificações dos melhores + soluções se não possíveis todas a 21.
Março: dia 7 – CN3; dia 14 – R3; dias 21 e 28 idênticos a Fevereiro.
Abril: dia 4 – CN4; dia 11 – R4; dias 18 e 25 idem dos anteriores.
Maio: dia 2 - CN5; dia 9 – R5; dias 16 e 23, idem dos anteriores.
Junho: dia 6 – CN6; dia 13 – R6; dias 20 e 27, idem dos anteriores.
Julho: dia 4 – CN7; dia 11 – R7; dias 18 e 25, idem dos anteriores.
Agosto: sem competição.
Setembro: dia 5 – CN8; dia 12 – R8; dias 12 e 19, idem dos anteriores.
Outubro: dia 3 – CN9; dia 10 – R9; dias 17 e 24, idem dos anteriores.
Novembro: dia 7 – CN10; dia 14 – R10; dia 21 e 28 idem dos anteriores.
Dezembro: dia 12 soluções de CN10 e R10; dia 26 resultados finais.

Os prazos para envio das soluções são sempre até às 24 horas do último dia de cada mês, excepto das provas de Julho (CN7 e R7) que irão até ao último dia de Agosto.


TAÇA DE PORTUGAL

Em paralelo com o CN, englobando a totalidade das provas CN1 a CN10 e R1 a R10, em moldes a definir.



TORNEIO DE CAPTAÇÃO 1 (TAÇA DIC ROLAND)

R1 a R5 + CN5
Classificação apenas para novos concorrentes: uma até 18 anos e outra para mais de 18 anos.

TORNEIO DE CAPTAÇÃO 2 (TAÇA K.O.)

R6 a R10 + CN10 (ou CN6 por causa da potencial dificuldade do último desafio?)
Classificação idêntica.

TROFÉUS POLICIARISTA DO ANO E RANKING

Para manter, adaptados ao novo quadro de competições, talvez com outras pontuações.
Continuando com a mesma filosofia, não deixando de ser prémios de regularidade, por excelência, passarão a ter novas designações a partir deste ano:

O de Policiarista do Ano passará a ser o TROFÉU SETE DE ESPADAS.
O de n.º 1 do Ranking passa a ser TROFÉU DETECTIVE MISTERIOSO.


CAMPEONATO PRODUÇÃO

Mantém-se, possivelmente alargado às duas espécies de problemas (?)
Prazo de classificação das produções de 12 a 20 de Dezembro.
No dia 26 resultados finais.

CONCLUSÕES

Competição durante todo o ano;
20 desafios de dois tipos diferentes;
Todos os resultados, incluindo os de Produção conhecidos até ao final do ano;
Campeonato Nacional com os 20 desafios;
Taça de Portugal com 512 apurados na primeira eliminatória;
2 torneios de captação autónomos com classificações próprias e exclusivas para os novos concorrentes;

31 comentários:

Daniel Falcão disse...

Parece-me que esta reconfiguração da proposta inicial a melhora. Embora esta proposta seja bem mais fácil de implementar (e este é, sem dúvida, um elemento crucial), continuo a considerar que poderia ser uma mais valia caso os três torneios (os dois de captação e o Campeonato Nacional) se iniciassem em momentos distintos.

Sobre as taças e os troféus, tenho necessariamente de aplaudir a ideia de homenagearam quatro personalidades inesquecíveis - DETECTIVE MISTERIOSO, DIC ROLAND, KO e SETE DE ESPADAS - com quem tive a oportunidade de partilhar a amizade.

Daniel Falcão

Anónimo disse...

Como eu não tenho tempo para ter féria aqui estou largando alguns bitaites.
Ponto 1)- É referido que vai haver uma "Taça KO" para novos concorentes.
Até aqui tudo bem, mas depois é dito que há uma classificação para concorrentes com menos de 18 anos e outra para concorrentes acima daquela idade.
Será que há uma "Taça KO" para cada uma dessas classificações.
Ponto 2) - Há também uma "Taça Dic Roland" nos mesmos moldes da anterior. A pergunta que ponho é a mesma que coloquei no ponto anterior, só que aqui tenho uma outra dúvida.
Será que os novos concorrentes nãso podem ´partiicipar no Campeonato Nacional?
Eu penso que podem e sendo assim se a última Prova da "Taça Dic Roland" é o problema 6 do CN isto faz com que esses concorrentes tenham que responder a esse problema duas vezes para além de ainda terem o CN 10 o que os vai subcarregar de soluções no final do Campeonato Nacional.
Quanto ao resto quase nada tenho a acrescentar. Apenas uma ligeira alteração.
Os trofeus "Policiarista do Ano" e "Ranking" continuariam a ser assim designados só que os seus vencedores receneriam a "Taça Sete de Espadas" no primeiro caso e "Taça Detective Misterioso" no segundo. Creio que mesmo assim os nossos queridos amigos já desaparecidos teriam a sua justa homenagem.
Para terminar ainda mais uma achega. O Trofeu que premeia o vencedor do Campeonato Nacional poderia ter o nome,(Pseudónimo)de qualquer um outro confrade já desaparecido ou não cuja actividade no nosso desporto o tornem disso digno. Claro que em cada ano o homenageado seria sempre diferente. Para esta primeira experiência atrevo-me a sugerir o pseudónimo do "Detective Said".
Espero que as minhas dúvidas e sugestões tenham alguma utilidade.
Espero também que outros confrades interrompam as suas férias por alguns minutos para acrescentarem as suas opiniões.
Um abraço do

Rip Kirby

Anónimo disse...

"O de Policiarista do Ano passará a ser o TROFÉU SETE DE ESPADAS.
O de n.º 1 do Ranking passa a ser TROFÉU DETECTIVE MISTERIOSO".
Já a partir deste ano de 2009 ou deste ano em debate (2010)?
Como se calculará, para mim (que adorei esses dois confrades) há uma diferença fundamental!!!
Quanto às outras propostas e calendário, preciso de digerir melhor.
Até amanhã.
Um abraço
Zé (viseu)

Anónimo disse...

Caro Daniel
Desculpe-me uma pequena discordância.
Tendo em conta o calendário apresentado pelo Luis isso inviabilisa a iniciação dos diversos torneios em datas diferentes.
Por outro lado se um novo concorrente pretendesse concorrer nessa modalidade de novo, não lhe sendo impedida a possibilidade de participar no Campeonato Nacional se respondesse a um ou dois problemas antes do início dos torneios de captação no início destes já não poderá ser considerado um novo concorrente.
Será que estou vendo as coisas de modo errado?
Um abraço

Rip Kirby

Anónimo disse...

Parece uma boa proposta para lermos e fazermos sugestões. É o que penso fazer quando estiver de férias

Deco

Anónimo disse...

Meu caro Zé
Eu nada disse em contrário. Creio que a minha sugestão sem alterar nada apenas dá um nome a cada um dos trofeus já em disputa há anos e até sugeri um nome para o trofeu que premeia anualmente o vencedor do Campeonato Nacional.
Quanto a essas nomeações creio que só devem valer para oa anos futuros. As alterações não devem ser feitas no final da época mas sim antes do seu início
Um abraço do
Rip Kirby

luis pessoa disse...

PARA 2010:

POLICIARISTA DO ANO - TAÇA SETE DE ESPADAS

N.º 1 DO RANKING - TAÇA DETECTIVE MISTERIOSO

TORNEIO CAPTAÇÃO 1

- 18 ANOS - TAÇA DIC ROLAND
+ 18 ANOS - TAÇA DETECTIVE SAID

TORNEIO CAPTAÇÃO 2

- 18 ANOS - TAÇA K.O.
+ 18 ANOS - TAÇA JOHNNY HAZARD

Anónimo disse...

ficam sempre a chamar-se assim ou é só em 2010?

A Bula Croco

Anónimo disse...

Meu caro Rip:
Eu não pretendi responder ao seu comentário, mas obter informações do Luís, que já lá estão!!!
Até logo...
Um abraço
Zé (Viseu)

Anónimo disse...

Creio que sobre este tema já pouco ou nada há para dizer, ou melhor dizendo já nada mais há a dizer.O LP expôs o plano dele e creio que já nada o mudará.
Agora resta-nos esperar pelos regulamentos para entendermos melhor aquilo que o Luíz pretende fazer.

Rip Kirby

Anónimo disse...

Às vezes nós emitimos uma opinião, pensamos que ficou tudo dito e todas as dúvidas tiradas, mas depois surgem outras dúvidas que geram perguntas e opiniões.
É o caso presente.
Quando da publicação dos resultados de cada prova é evidente que os CN e R, respectivamente, sairão em simultâneo. Já terá o Luis pensado a forma de os destrinçar uns dos outros. Ou será, que como ambos contam para a mesma prova as pontuações serão somadas?
A base desta pergunta tem a ver com o facto de no princípio se ter falado de que o R funcionaria como uma forma de desempara na Taça de Portugal.

Rip Kirby

Anónimo disse...

Há já pouco a dizer, em termos de calendarização. Vamos ter um ano "infernal", em ritmo competitivo.
Apenas para responder à questão posta pelo LP, acho que (atendendo à idade limite do escalão etário mais baixo da captação) resolver o problema número 10 é capaz de ser dose demasiado indigesta... Sugiro, pois, o 6!
Zé (Viseu)

luis pessoa disse...

Atenção que isto são apenas e só propostas genéricas.
Estamos prontos a reformular tudo, assim seja essa a ideia que outros nos proponham e que achemos seja melhor.
Há comentários que denunciam alguma "resignação" do género de "já está decidido!".
Não é verdade.
Andamos à procura, nada mais.
Temos ideias e estamos a colocá-las aqui. Esperamos outras visões que sejam exequíveis, como é óbvio.

Anónimo disse...

Meu caro
Você não pode nem deve entender como de resignação o meu comentário.
No primeiro comentário que eu fiz a este esboço de proposta apresentado por si eu fiz algumas sugestões e apresentei algumas dúvidas. Pelo que li mais à frente creio que essas dúvidas e propostas tiveram alguma utilidade. Pelo menos tiraram a dúvida quanto aos prémios a atribuir aos novos concorrentes.
è verdade que não aceitou a sugestão de dar ao trofeu de vencedor do Campeonato Nacional o pseudónimo de um policiarista já desaparecido mas aceitou o nome do Detective Said que eu tinha sugerido para designar este trofeu para o dar a outro.
Por isso eu não estou resignado, apenas estou um tanto ou quanto ufano por ter dito algo de útil.
O que eu disse mais tarde tem mais a ver com o facto de eu não me sentir em condições de acrescentar algo mais ao que já havia sido dito o que não significa que, se o debate se prolongar, não me possam surgir novas ideias.
Como já uma vez disse, ideias geram ideias e o debate alimenta o debate.
Penso é que ninguém deve ficar melindrado se nós de alguma maneira discordarmos deles.
Se concordarmos com tudo acaba não havendo debate.
De momento no ponto em que as coisas estão, e não quero afirmar que estou cheio de razão, acho que o regulamento de provas ainda que provisório viria aclarar muitas dúvidas e prvocar tema para um debate mais alargado.
Mas como disse não me estou achando dono da razão absoluta.
Um abraço do

Rip Kirby

Anónimo disse...

No primeiro comentário que apresentei sobre este artigo eu fiz algumas considerações contudo passei um pouco al lado daquilo que seria a totalidade do meu raciocínio.
No ponto 2 desse comentário eu referia a possibilidade dos novos concorrentes também desejarem participar no Campeonato Nacional o que não lhes pode ser vedado. Nesta caso faltou dizer que na minha opinião, o último problema do R2 deveria ser o CN10. No comentário referido está de certa forma a razão desta opinião

Rip Kirby

Anónimo disse...

Eu penso que está mais ou menos bem. Eu só faria com que o Captação 2 fosse composto pelos R6 a R10 mais o CN5.
Eu acho que o problema n.º 5 é mais ou menos o meio do torneio e podia ser comum aos dois captações e que devia ser um problema de um produtor consagrado, sem nenhum erro e muito bem feito.

Deco

Anónimo disse...

Não concordo com o Deco. Então é melhor a prova 6 para começar o captação 2. Para que repetir a 5 se acaba por começar num problema dos normais e só depois os rápidos?
Acho que o Daniel Falcão disse que podia acabar com o primeiro do ano seguinte, também era uma solução, não acham?

A B Croco

Anónimo disse...

Com isso já não concordo. pode ser começado no 6, mas levar para o ano seguinte já não, mas podia ter um CN11 especial só para acabar o torneio

Deco

luis pessoa disse...

Caro Rip:
Não leve a peito o que por aqui se vai dizendo e comentando. Estamos todos à procura das melhores soluções.
Tenho as minhas ideias mais que definidas, mas quero ouvir outras ideias para ratificar as minhas ou para as alterar no todo ou em parte. É só esse o espírito que me anima, nada mais!
Uma secção mais ao gosto da maioria dos confrades é muito melhor do que uma secção que impõe o que quer, sem ouvir ninguém.
Quanto aos nomes das taças, entendemos que seria desvalorizar o confrade homenageado dando ao troféu um nome que ninguém reconheceria. Toda a gente diria troféu de Campeão Nacional e poucos se lhe refeririam pelo nome.
Numa analogia, em Lisboa o que é a Praça do Comércio ao lado do Terreiro do Paço? O que é a Praça D Pedro IV ao lado do Rossio? O que é a praça Francisco Sá Carneiro ao pé do Areeiro?
Dar a um local ou a um prémio que as pessoas reconhecem como Taça de Portugal o nome de um confrade, por mais ilustre que seja, nunca fará as pessoas chamarem-na de outra forma.
Por isso a manutenção do CN e da TP, sem mais.
Os troféus de Policiarista do Ano e Ranking, se bem que tenha algumas dúvidas, ainda vá que não vá! Poderemos chamar-lhes Troféu SETE DE ESPADAS - Policiarista do Ano 2010 e Troféu DETECTIVE MISTERIOSO - N.º 1 do RANKING 2010.

Anónimo disse...

Só hoje tive oportunidade de analisar com alguma atenção o "Esboço da Proposta para as competições/2.010".
Ora bem:
1. Concordo plenamente com a disputa do Campeonato Nacional no âmbito do ano civil (Janeiro/Dezembro).
2. ... e, igualmente, com o regresso aos 10 problemas.
3. Pessoalmente preferia que esta prova fosse composta apenas pelos problemas tradicionais -- sem recurso às Rápidas, que me parecem mais adequadas a outros objectivos. Mas, se a maioria concordar, cumpram-se as regras da democracia...
4. Óptima a calendarização p/a divulgação dos problemas, soluições e classificações. Podem suscitar-se dúvidas se estas datas (especialmente a das classificações) serão sempre passíveis de cumprimento... mas como tal aspecto é da lavra exclusiva do Orientador, e foi ele que as definiu...
5. Também apoio que seja o problema nº 6 (ou o nº 5) para o escalão etário mais baixo -- pelas
razões que por outros já aqui
foram já apontadas.
6. Finalmente, registo com muito agrado a "recuperação" do nome do John Hazard -- um excelente policiarista e um Homem de invulgar espírito de amizade e companheirismo -- que a morte levou bem cedo e cuja memória tem andado esquecida...

Assim, tudo parece conjugar-se para que a próxima época seja de qualidade -- com organização, método e sem contratempos (e já agora com as polémicas, se as houver, tratadas com educação e respeito pelas opiniões contrárias...), sem contratempos como os que marcaram a época anterior.

Já agora, para quando a entrega dos prémios da época que agora termina e, nomeadamente, da anterior ?

"Zé dos Anzóis"

disse...

Meu caro LP:
No seguimento do comentário do meu "compadre" Zé-dos-Anzóis (com o qual concordo plenamente):
Seria viável juntar as duas distribuições de prémios num só Convívio, para entrarmos com tudo direitinho no ano I da nova filosofia da Secção?
Reconheço que pode ser pesado, mas é uma carta para a mesa!
Um abraço
Zé (Viseu)

luis pessoa disse...

Caríssimos:

A entrega dos prémios em conjunto, não é viável.

Os prémios da época 2007/2008 ocorrerá em Outubro, em Coimbra. A data ficou em suspenso à espera das eleições e podemos já apontar para o dia 18, se não houver contras da TPC ou do Ateneu de Coimbra. Pensámos em 4 mas o fim de semana prolonga-se para o dia 5, segunda e não seria muito lógico.

Os prémios da época 2008/2009 serão distribuídos algures em Abril/Maio.

Abraço

Anónimo disse...

Sm querer parecer ave agoirenta parece-me que os atrasos já estão a começar.
A sugestão do Zé é muito boa e punha tudo em dia

Rip Kirby

Anónimo disse...

Tenho defendido que os torneios de captação seja compostos pelos problemas R1 a R5+CN5 e R6 a R10+CN10.
Penso que esta seria a distribuição mais lógica uma vez que muito provavelmente muitos novos concorrentes pretenderão também entrar no Campeonato Nacional.
Por outro lado a defesa de que o CN10 nos torneios de captação pela sua eventual dificuldade iria desmotivar os concorrentes a esses torneios.
Eu penso que pensar assim é o mesmo que estar a passar um atestado de incompetência a esses eventuais novos competidores.
Todos nós quando nos iniciamos passámos por provas dificeis mas isso não nos demotivou.
Por outro lado provas demasiado fáceis, essas sim é que são desmotivadoras.
Por isso eu defendo o CN10 para o segundo torneio de captação.
Ainda a propósito deste assunto quero fazer a seguinte pergunta:
Tendo os novos concorrido ao primeiro torneio de captação se concorrerem ao segundo ainda serão considerados novos.
Penso que não pelo que o lógico seria fazer esse torneio de captação paralelamente ao Campeonato Nacional. Isto é com 10 provas. R1 a R10 + CN10. de permeio junto com o R5 poderia introduzir-se também CN5. Só assim esses concorrentes poderiam ser considetados novos o que não aconteceria depois de já terem participado num torneio.

Rip Kirby

Rip Kirby

luis pessoa disse...

Caro Rip:
Pode ser ave agoirenta, quando e quanto quiser. Todos nós o somos muitas vezes, numas temos razão, noutras engolimos sapos.
Não possuímos varinhas de condão e não fazemos milagres. As propostas, mesmo as que nos parecem excelentes, nem sempre são exequíveis e um torneio que acabou há poucas semanas e que ainda tem uma competição em aberto, não se pode considerar em atrazo em coisa nenhuma, mesmo nos prémios. E muito menos considerarmos que já começamos com atrasos! Assim possamos distribuir os prémios lá para Maio/Junho e já ficarei plenamente satisfeito.
O atraso, esse sim, é da época 2007/2008 e desse podem "atirar as pedras" porque assumimos a nossa quota de culpas.

Quanto ao modelo competitivo, já referi que apenas apresentei uma ideia, nada mais. Alguém vai ter que fazer o mapa e estabelecer as metas e seremos nós a fazê-lo, como é óbvio, em última instância.
Certo, agora, apenas o começo do torneio em Janeiro e 10 provas. Tudo o resto, o esquema, um tornrio ou dois, ou três, isso é o que estamos a pedir às pessoas e as que querem estão a colaborar. Quando todas as propostas estiverem na mesa, avançaremos com um esquema final que depois será pormenorizado até chegarmos aos regulamentos.

Receba um abraço

luis pessoa disse...

Rectificamos a data para os prémios deste ano para Abril/Maio e não Maio/Junho como dissemos.

2007/2008 - 18 Outubro 2009

2008/2009 - Abril/Maio 2010

Esta data Abril/Maio passará a ser sempre a escolhida para a distribuição dos prémios do ano anterior

Anónimo disse...

Os dois convívios é (vejo agora) o mais correcto, sob pena de não haver Convívio "Público" em 2010.
A época passada, apesar de não ter corrido bem, acabou por ser um toque a rebate. Quem sabe se, indirectamente, não provocou toda a "movida" que se anuncia para 2010? E não há culpados, claro - qualquer pessoa está sujeita a um vírus fatal. Acredito que, este ano, o LP já tem mais de uma cópia de segurança...
Quanto ao esquema para o ano, ainda estou a medir os prós e os contras. Não estou (nunca) desinteressado ou conformado. Concordo, na fase em que me parece estar a discussão e com o rumo que me parece levar...
Vamos a ver se consigo encontrar qualquer ponto que justifique um regresso a esse calendário.
Outras coisas haverá a analisar, estou certo...
Um abraço
Zé (Viseu)

Anónimo disse...

Parece que o pessoal perdeu a inspiração para comentar.
Eu tenho estado esperando que surja algo de novo para me inspirar mas agora parece que a fonte secou. Só quero acrescentar um pequeno pormenor para me retratar do que disse antes.
De facto é melhor que os prémios sejam distribuidos em datas distintas quanto mais não seja para dar ensejo a que o pessoal se reuna mais uma vez.
Um abraço do

Rip Kirby

Anónimo disse...

Esqueci-me de acrescentar que assim talvez eu possa estar no convívio de 2010.
Reparem que eu disse talvez
Um abraço do

Rip Kirby

Anónimo disse...

O amigo Rip ESTÁ, sempre, em qualquer convívio! A tribo do policiário não esquece os seus - mesmo os ausentes.
Se vier, vai ser um abraço com alguns anos de espera!!!
Zé (Viseu)

antonio disse...

Quero agradecer ao LP os agradáveis comentários sobre a minha saúde.
O mesmo para todos quantos acompanharam os desejos de saúde desde vosso amigo.
Apesar de não estar ainda em forma, queria dar uma opinião sobre a competição próxima.
1) Proponho se separe o concurso dos
problemas mais difíceis do dos mais fáceis. Isto no Campeonato nacional
que teria um campeão dos difíceis e
outro dos fáceis (até poderia ser o mesmo concorrente, por acaso)

2)Na taça já se poderia funcionar conforme o programa proposto.
3) Tudo o resto - de acordo !
Saudações policiarias

A raposo & Lena