domingo, 27 de dezembro de 2009

POLICIÁRIO 962

REGULAMENTOS PREPARAM REGRESSO ÀS COMPETIÇÕES


Nesta última secção deste ano de 2009, é chegado o tempo de iniciarmos a publicação das disposições regulamentares que vão nortear as nossas competições em 2010, divulgação que prosseguirá na próxima semana.
Estes Regulamentos foram discutidos durante alguns meses e alvo de sugestões e alterações, de forma que as nossas competições se pudessem adequar devidamente aos tempos que correm e aos interesses dos nossos “detectives”.
Agora que as competições vão ter o seu início e se aproxima um momento histórico para o Policiário, que será atingirmos a secção 1000, um feito inédito na História do nosso passatempo, pretendemos que os nossos “detectives” leiam as disposições regulamentares, para que tudo decorra na melhor harmonia.

Chamamos a atenção dos nossos “detectives” para o facto de, já na nossa secção 964, ou seja, daqui por duas semanas, irmos ter, aqui mesmo, a primeira prova a doer e de nas semanas seguintes, irmos explicando a orgânica de publicação dos desafios, prazos para respostas, modo de fazer chegar as propostas de solução, etc.

Recordamos, também, que no blogue CRIME PÚBLICO poderão encontrar todas as informações e esclarecimentos, a todo o momento. Basta acederem em http://blogs.publico.pt/policiario.

Caríssimos confrades, é caso para dizermos que terminou a boa vida e que a adrenalina das grandes investigações vai começar a agitar todos os “detectives”!

Será caso para dizer, “Ano Novo, Competição Nova”!



REGULAMENTOS DAS COMPETIÇÕES 2010

CAMPEONATO NACIONAL

1. O Campeonato Nacional (CN) é uma prova aberta a todos os leitores, não necessitando de inscrição prévia.

2. O torneio terá DEZ provas, cada uma composta por DOIS problemas policiários, sendo um de características tradicionais e outro de resposta múltipla.

3. Cada solução dos problemas tradicionais será classificada entre 5 e 10 pontos, correspondendo 5 à simples presença e 10 à solução integral do enigma. As classificações intermédias serão definidas de acordo com o grau de resolução; cada solução dos problemas de resposta múltipla será classificada com 5 pontos, se certa e com 2, se errada.

4. Em cada prova serão seleccionados cinco participantes, pelo orientador, autores das melhores soluções tradicionais apresentadas, que somarão 5, 4, 3, 2 e 1 pontos especiais; estes pontos não contarão para a classificação final do CN, mas servirão para desempate em caso de igualdade, ficando em vantagem o concorrente que mais destes pontos acumular.

5. Com o mesmo critério e finalidade, estabelecidos no ponto anterior, mas incidindo sobre os dois tipos de problemas, serão seleccionadas cinco soluções mais originais, que somarão 5, 4, 3, 2 e 1 pontos consoante a sua originalidade.

6. Será Campeão Nacional o concorrente que no final das DEZ provas acumule o maior número dos pontos referidos no terceiro ponto.

7. Em caso nenhum poderá haver mais que um campeão nacional. Em caso de igualdade pontual, será vencedor, pela seguinte ordem, o concorrente que:

a) Somar mais pontos especiais, referidos no quarto ponto;
b) Tenha tido mais vezes a pontuação máxima de 15 (10+5) pontos;
c) Tenha mais vezes obtido a pontuação máxima dos pontos especiais;
d) Tenha mais vezes pontuado nos pontos especiais;
e) Somar mais pontos originais, referidos no quinto ponto;
f) Tenha mais vezes obtido a pontuação máxima dos pontos originais;
g) Tenha mais vezes pontuado nos pontos originais;
h) Elabore a melhor solução numa prova suplementar a levar a cabo em oportunidade a definir.

8. Serão atribuídos os seguintes prémios: Troféu para o Campeão Nacional; Taças para os classificados até ao 5º lugar; Medalhas para os classificados entre o 6º e o 20º lugar; Taça para o primeiro classificado nos pontos especiais e Medalhas para o 2º e 3º; Taça para o primeiro classificado nos pontos originais e Medalhas para o 2º e 3º.
9. Todos os casos omissos serão resolvidos pelo orientador, depois de auscultar quem entender, não havendo recurso das decisões tomadas.


REGULAMENTO DA TAÇA DE PORTUGAL


1. A Taça de Portugal (TP) é uma prova que decorre paralelamente ao Campeonato Nacional, usando os mesmos problemas;

2. Concorrerão todos os leitores que respondam à primeira prova do CN;

3. Nessa primeira prova serão seleccionados os 512 concorrentes com melhores pontuações no somatório dos dois problemas (tradicional e resposta múltipla), que passarão à 2.ª eliminatória da Taça. O desempate será pela melhor qualidade na resposta ao problema tradicional;

4. Antes de cada eliminatória, excepto a primeira, haverá um sorteio que definirá os confrontos directos entre cada dois concorrentes, passando à eliminatória seguinte o que obtiver melhor pontuação ou, em caso de igualdade, aquele que o orientador considere ser autor de melhor solução;

5. A prova nº 10 do CN, será a final da TP;

6. Prémios: O vencedor receberá a TP; o finalista vencido receberá uma réplica; os dois semi-finalistas vencidos receberão taças; os concorrentes eliminados nos quartos e oitavos de final, receberão medalhas;

7. Todos os casos omissos serão resolvidos tal como o estabelecido no último ponto do Regulamento do CN.


CAMPEONATO NACIONAL DE PRODUÇÃO

1. Todas as produções tradicionais (10) que sejam publicadas como provas do CN ficarão automaticamente apuradas para o Campeonato Nacional de Produções (CNP).

2. Para o efeito, todos os candidatos a produzirem desafios para o CN podem desde já enviar as suas propostas, acompanhadas da respectiva solução, para a secção, não havendo prazo limite para o seu envio.

3. Cada produção não poderá ter mais de 6500 caracteres, com espaços, e deverão ser enviadas preferencialmente em CD-ROM, DVD ou por e-mail, neste caso para o endereço pessoa_luis@hotmail.com.

4. Cada produtor pode enviar os desafios que entender, mas apenas poderá ser publicado um de cada produtor, se este for simultaneamente concorrente em decifração.

5. A classificação final do CNP será estabelecida pelo somatório dos pontos a atribuir pelos decifradores que respondam a todas as provas.

6. Os produtores têm direito a voto, desde que cumpram com o número anterior.

7. Serão atribuídos os seguintes prémios: Troféu para o Campeão Nacional de Produção; Taças do 2º ao 5º lugar; Medalhas para os restantes.

8. Os problemas de escolha múltipla (10) não poderão ter mais de 5000 caracteres e cumprirem com o ponto 3 e 4, sendo cada um premiado com uma medalha.

9. Todos os casos omissos serão resolvidos de acordo com o estabelecido no último ponto do Regulamento do CN.




BOM ANO DE 2010

Como é da tradição, neste último contacto no ano de 2009 com os nossos leitores e “detectives”, queremos deixar aqui os votos de excelente 2010, com tudo de bom e muito Policiário!
Este ano será especial para a nossa actividade, pelo facto de pela primeira vez uma secção Policiária atingir o marco histórico de 1000 secções!
Por isso, aqui ficam os votos de que este nosso Ano do Milénio nos possa trazer tudo aquilo que mais desejamos, muita camaradagem, muita amizade, muita competição e magníficos momentos de dedução e investigação!



Coluna do “C”


FALTAM 38 SEMANAS PARA A EDIÇÃO N.º 1000


O sexto ano da nossa secção, 1998, foi marcado por um torneio que acabou por dar que falar, graças a uma competição espectacular, só decidida em cima da meta: O Torneio dos Ases.
Pela primeira vez estavam em competição mais de 1000 “detectives”, o que originava maratonas terríveis para classificar milhares de páginas de respostas aos enigmas, numa altura em que o papel era “rei e senhor” e, mais do que isso, muitas soluções eram elaboradas à mão, com todas as dificuldades de leitura que daí advinham.
No final da competição, o confrade Hortonólito, da Tertúlia Policiária de Coimbra, arrasou toda a concorrência e arrebatou o primeiro lugar, à frente de “detectives” como Abrótea, Big Ben, Didi, Inspector Moka, Mário André, Mis-São, Nove, Paulita e Tobrouk.
Por força da sua superioridade, Hortonólito foi também Policiarista do Ano e chegou ao final como N.º 1 do Ranking.

Como curiosidade, desta lista de confrades, só o Abrótea esteve em actividade na nossa secção, no ano de 2009!

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro LP
A vitória do Hortonólito nesse ano ficaria muito mais valorizada se você desconsiderasse dessa lista de concorrentes que ficaram atraz do vencedor nomes como os de Didi, Mário André e Mis-São.
Eu e você sabemos porquê
Um abraço do
Rip Kirby