quinta-feira, 4 de março de 2010

SEGUNDA MARATONA

Caros confrades, há uma certa ausência de movimento (da nossa parte) neste espaço, directamente relacionada com as sucessivas "ondas" de soluções que vão avançando sobre o orientador.
Com mais uns milhares de páginas para ler e classificar, pouco tempo resta...

Seria desejável e era esse o sentido que pretendiamos dar ao blogue, que fossem os nossos caríssimos leitores e seguidores a levantarem e discutirem os temas que nos poderiam interessar a todos.
Infelizmente, parece não haver nada para discutir, nada para debater, o que só abona a favor do Policiário, onde tudo parece estar belíssimo!

Finalmente há uma coisa em Portugal que não precisa de mais nada!
Que felicidade!

Continuamos na paz dos anjos... se calhar só até começarem as "lutas" por um ou outro pontito. Será?

16 comentários:

Anónimo disse...

Luis Pessoa, não consigo avançar com discussões ou debates porque não tenho conhecimentos para isso. Vou deixando um ou outro comentário, mas não sou capaz de mais, peço desculpa. Os mestres é que deviam propor assuntos e assumir as despesas da conversa, acho eu.
Deco

Anónimo disse...

Meu caro LP
No seu comentário percebe-se uma certa ironia.
Ninguém ainda aida apresentou comentários porque possivelmente não está disposto a entrar em polémicas como as do ano passado.
No meu caso eu tinha algumas coisas que poderia dizer embora não tenha perdido pontos mas como lhe disse não me encontre nadisposição de polemitizar.
Talvez se eu tivesse perdido pontos estivesse agora aqui a apresentar alguns dos argumentos que apresentei na minha solução.
Normalmente ninguém reclama quando não perde pontos o que não significa forçosamente que se esteja completamente de acordo com a solução oficial.
Um abraço do

Rip Kirby

luis pessoa disse...

Caro Rip, percebeu mal o meu comentário. O que eu não desejo é que venham falar de pontos ou de reclamações, por mais justas que sejam. O que eu gostava era de assuntos que alguém viesse propôr, sobre policiário, com ideias, com propostas, com iniciativas, sei lá!?
Quando num blogue sobre policiário que é um dos suportes de uma secção num jornal diário de grande expansão e que foi criado - também - para que fosse possível dar resposta às cartas que chegavam ao jornal e não tinham discussão por falta de espaço, quando esse blogue, como diziamos, fica completamente "às moscas", das duas uma, ou ninguém por lá passa ou "morreu" a razão de reclamação ou de sugestão, o que não acreditamos!
portanto, resta-nos a terceira hipótese, que é a de ignorarmos o que se passa!
É isso, simplesmente ignoro e acabo por retirar a conclusão de que ESTÁ TUDO PERFEITO e tenho todas as razões para estar feliz pelo Policiário.
Receba um forte abraço

Anónimo disse...

Não percebi o que se discute. Vai acabar o blogue?

I Alegria

luis pessoa disse...

Caro Insp. Alegria, não se trata de acabar o blogue. Ele é necessário, quanto mais não seja, para a divulgação das classificações que eram um enorme empecilho na secção do jornal.
Do que se trata é de o blogue desempenhar um outro papel que era o de estar pronto para discutir os mil e muitos assuntos que os confrades nos punham e que nós não podiamos discutir porque não havia espaço no jornal. Isso obrigava-nos a escrever pessoalmente a muitos confrades, com uma perda enorme de tempo e, sobretudo, com um simples diálogo não acessível à generalidade dos confrades.
O blogue era destinado, também, a esse papel: discutiamos TUDO em, digamos, canal aberto, publicávamos todas as opiniões, discutiamos os assuntos e entre todos chegariamos (ou não) a conclusões que poderiam ser úteis.
Afinal, parece que esse interesse em questionar, em querer respostas, se perdeu e agora está o blogue "estacionado" à espera de classificações!

Pois bem, o blogue vai prosseguir, nos moldes possíveis, ou melhor, nos moldes em que os nossos confrades quiserem. As maratonas classificativas retiram-nos o tempo necessário para lançar questões e mesmo as que lançámos anteriormente, acabaram muito cedo e com pouca participação.
Sinais dos tempos?

Anónimo disse...

Meu caro LP:
Sinais dos tempos, também creio eu!
As solicitações são muitas, o próprio ritmo do campeonato deste ano é muito exigente (2 problemas por menos de um mês) e uma vida extra-policiário cada vez mais difícil...
A experiência do ano passado (demasiado agressiva, para o meu gosto, algumas vezes) também pode ter deixado marcas. Apesar de tudo estar a ser feito para não se repetirem...
Quanto ao policiário, não está perfeito, claro. Mas está óptimo - não "nos deixa tempo para respirar", está concorrido, com uma nova formulação. Penso ser mais fase de experimentação e observação do que de questionar.
Tenho a certeza de que, quando for necessário, as pessoas aparecerão.
Pessoalmente, tenho pena de não aparecerem mais e se discutirem mais coisas. Mas não é só aqui...
Talvez no próximo convívio de distribuição de prémios, apareça mais gente. Como vamos ter 2 (penso eu) - prémios e secção 1000, devemos estar a receber notícias do primeiro...
Um abraço

Anónimo disse...

Ola caros colegas, ainda sou novo aqui e ando as aranhas com as qualificações, já que na primeira prova deixei-me andar até á última da hora, e depois como fiquei sem tempo pedi á minha mulher que lhes enviasse um mail com os rascunhos, que até estavam errados, e a minha pontuação foi a mesma da maior parte dos participantes.
Um abraço do
Mordomo

Anónimo disse...

Olá caros colegas, ainda sou novo aqui e ando as aranhas com ás qualificações, já que na primeira prova deixei-me andar até á última da hora, e depois como fiquei sem tempo pedi á minha mulher que lhes enviasse um mail com os rascunhos, que até estavam errados, e a minha pontuação foi a mesma que a da maior parte dos participantes.
Um abraço de Mordomo

Anónimo disse...

Caros,
Também gostava de ser policiarista. Li o texto da parte 2 do problema 1 deste ano e a sua resposta, mas não percebo o que diz no texto que implique que foi o criado a levar a jóia de combóio 3 meses antes do seu roubo. Como o coordenador deste blog desafiou a usá-lo como forum, venho perguntar se não seria possível, digamos, em não mais de 100 palavras, alguém com disponibilidade e paciência suficiente explicar onde está a evidência que permite aquela conclusão, sem o risco de se prender um inocente e deixar na rua um ladrão? Ficaria muito agradecido e mais encorajado em também participar.
Saudações cordiais
Na Xê Glá

Anónimo disse...

Meu caro Na Xê Glá
O seu pseudónimo cheira-me a Algarvio da Zona da Ria Formosa.
Meu cvaro se gostava de ser Policiarista isso é um desejo de fácil realização. É só na próxima prova, que por acaso já está a decorrer, pegar em papel e uma esferográfica, isto para referir os meios mais antigos que se usavam para enviar soluções, elaborar a sua e enviá-la dentro dos prasos estabelecidos.
Esta é a primeira parte da resposta à sua questão.
A segunda parte é um pouco mais difícil de responder mas vou tenntar sem querer passar por cima do orientador da secção.
Todos nós sabemos que ninguém é dono da verdade, nem mesmo os autores das produções de maneira que se um solucionista criar uma solução que seja lógica apontando todos os pormenores que lhe forneçam essa lógica certamente que o responsável pela secção não o vai penalizar por isso.
Nós não somos obrigados a adivinhar a solução oficial de um problema.
Claro está que o ou a autora da produção também não são penalizados por a sua solução fugir à lógica dos solucionistas e todos aqueles que responderem de acordo com a solução oficial também não serão penalizados.
Creio que lhe dei uma explicação razoável para a sua dúvida pedindo desculpa ao LP por me meter em áreas que lhe deviam pertencer mas ele deve estar pelos cabelos com trabalho,
Agora o meu amigo deite mão à obra e seja um dos nossos. Creio que muitos dos nossos amigos lhe darão as boas vindas que desde já eu lhe endereço.

Rip Kirby

Anónimo disse...

Caro Luis
Parece que a coisa mexeu, pelo menos por agora, espero que fique satisfeito
Um abraço

Rip

Anónimo disse...

Meus caros
Se todos deiassemos mãos à obra e procurassemos endereços escolares, especialmente do 2º ciclou e alguém mais capacitado para isso escrevesse para as respectivas direcções pedagógicas e para os respectivos professores, especialmente os de Português, História e Geografia, Ciências e Matemática e os tentassemos sensibilizar para o nosso passatempo fazendo-lhes ver as vantagens que os alunos teria com isso.
Há tempos li um artigo de uma jovem portuguesa quem em Portugal era uma nolidade em Matemática. Foi estudar para Inglaterra e precisamente nesta disciplina ela foi considerada a melhor.
Qual a técnica usada pelos professores para interessarem os alunos por esta matéria?
Foi uma coisa simples. Usando jogos lúdicos.
Em Portugal a falta de gosto dos alunos pela leitura, a pouca capacidade para analizar um texto, a falta de capacidade pera escreverem uma redacção na disciplina de português. ou a incapacidade de respondeerem a uma pergunta de História ou Geografia com um texto digno desse nome, a falta de gosto pela busca de respostas para as questôes colocadas nestas duas disciplinas e finalmente o desenvolvimemto de análise para os problemas que a matemática coloca a cada um.
claro que os professores também podertiam participar quer ajudando os alunos na análise dos problemas quer participando eles também como concorrentes independentes.
Tenho a certeza que dentro de pouco tempo os alunos estaria mais interessados nas matérias dadas, mais activos nas aulas e especialmente a violência na escolka seria drásticamente reduzida bem como o insucesso escolar.
Eu tenho algumas dezenas de endereços escolares que poderei fornecer e para ser mais concreto a pessoa que eu estou a ver mais capacitada pera levar a bom porto essa tarefa é o nosso amigo Dr José Gustavo Barosa. Isto porque ele fpi e parece que ainda é professor e porque já tem escrito excelentes artigos sobre esta matéria. Outros policiaristas também o poderiam fazer.
Perguntam-me agora porque não faço eu?
É de facro uma pergunta pertinente mas cuja resposta é bastante simples.
A minha instrução é insuficiente para desenvolver esse terma de forma convincente de forma que seria mais prejudicial do que útil.
Reparem que não estou tentando sacudir a água do meu capote. è apenas o reconhecimento da minha incapacidade para essa tarefa.
Um abraço do

Rip Kirby

Anónimo disse...

Caro Mordomo
Espero que não seja o meu.
Se você teve as pontuaçõres iguais à outras. não sei se certas se erradas é porque vocêm engendrou uma rseposta lógica para a sua solução.
Não é difícil de entender.
Há anos em mandei uma resposta totalmente diferente da do autor e tive nove pontos.
No Convívio de Almadas, comversando com o o LP achei mal que ele me tivesse dado uma classoficação tãp alte tenfo a minha solução divergido tanto da do autor.
Ele perguntou=med se eu não achava que a minha solução tinha lógica.
Respondi-he que achava.
Então aí tem a explicação.
Caro do Desmonde, perdão, Mordomo aí tem a explicaçãso para a sua dúvida.
Mais uma vez estou passando por cima do respnsável pela secção só espero que ele me perdõe
Um abraço do

Rip Kirby

Anónimo disse...

Caro I Alegria
O que se discute não é se o blog vai acabar.
Discute-se pura e simplesmente se não haverá ninguem com ideias uteis para as apresentar aqui.
Penso que todos devem apresentar as suas ideias ainda que elas lhes pareçam disparatadas.
Uma ideia disparatada pode dar origem a um projecto com cabeça, corpo e membros para andar para a frente.
Não podemos é manospresar a ideia seja de quem for, por mais que ela nos pareça disparatada. proveitemo-la e aperfeiçoemo-la.
As ideias de cada um interligadas sempre se podem mostrar uteis para o nosso passatempo
Um abraço

Rip Kirby

Anónimo disse...

Meu caro
Não encontro o local certo para isto pélo qur vai mesmo aqui.
Ainda não recebi resposta sobre se as minhas soluções chegaram aí em condições pelo que amannhã ou depois irei mandar para os seus endereços pessoais embora eu não goste muito de fazer isso porque lhe vai sair um bocado caro e você sabe porquê
Um abraço

Rip Kirby

Anónimo disse...

Meu caro Deco
Não seja modesto. Você tembém é um mestre. Certamente não foi por acaso que teve a melhor pontuação nas melhores soluções.
Por isso também deve ter capacidade para propor um assunto para todos discutirmos e aprovarmos se acharmos que ele é merecedor disso
Um abraço do

Rip Kirby