domingo, 5 de dezembro de 2010

POLICIÁRIO 1011

RECORDANDO SETE DE ESPADAS

SETE DEPOIMENTOS LEMBRANDO “SETE DE ESPADAS”

O dia 9 de Dezembro ficará sempre associado à maior perda que o Policiário sentiu, enquanto modalidade de desporto intelectual, com o desaparecimento do seu principal mentor, divulgador e mestre: SETE DE ESPADAS.
A poucos dias de se cumprir o segundo aniversário, deixamos aqui SETE apontamentos lembrando o SETE:

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX


(...) O que foi Sete de Espadas para mim? Pois, meus amigos, terá sido certamente uma parte de leão na minha vida! Como estudante do secundário, com 16 ou 17 anos, e já entusiasta de há muito da BD venho a descobrir no Mundo de Aventuras da V Série, no final da revista, em duas páginas, um espaço estranho às próprias histórias aos quadradinhos... Como hoje soe dizer-se, primeiro estranha-se e depois entranha-se - assim foi com Mistério...Policiário do Sete de Espadas. Trazido para ali pelo mão do Jorge Magalhães (outro grande e velho amigo!) rapidamente o mestre de barbas "agarrou" muitos de nós nessa juventude florescente, viciando-nos e educando-nos. Educou-nos essencialmente no saber, na pesquisa desse saber, em usar as "células cinzentas" que tão bem propalava aos sete ventos, na sã camaradagem, nos convívios - ainda recordo com nostalgia o primeiro em Coimbra no Restaurante Alfredo, salvo erro em 1976 - e nos superiores valores que nos devem reger como seres humanos!

Recordo o meu último contacto com Sete de Espadas, em Julho de 2007, numa viagem por mim feita a Lisboa e que aproveitei para no regresso a Coimbra o ir visitar... Foi um enorme prazer revê-lo, agora na sua nova casa, na companhia dos filhos, naquela pacatez e serenidade do lugar que tanto prezava. Dirigimo-nos até um dos cafés da localidade onde permanecemos, acompanhados por uma bica, durante cerca de 3 horas num bate-papo delicioso. Sempre foi um prazer dialogar com ele! (…) Ele era um jovem eterno! Encantou-me como sempre. Por esta razão, imagino, deve ter sido medonha a sua luta interior a tentar superar o mal que o atingia pois aquele dantesco espírito contido naquele corpo doente colidia com o próprio corpo. (…) O Sete de Espadas, posso dizê-lo sem rodeios e sofismas, colocou na minha mente "pegadas" psicológicas superiores, de longe, àquelas da pessoa que me deu o ser - e nisso presto as devidas homenagens! Tanto me marcou que foi a partir da sua página que orientei a minha vida profissional, ao abraçar a investigação criminal com paixão e devoção, até ao presente momento. (…)
LS (ex- Hal Foster)

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Caro Sete:
Cá te estou a tutear, como ficou estabelecido logo na primeira resposta que me deste no «Mistério... Policiário».
Desculpa, Sete!
Tinha planeado ir a um dos almoços no restaurante do Mercado da Ribeira, mas, entretanto, adoeci e já não pude.
Soube ontem, na internet, que tinhas morrido. Alguém se deve ter enganado.
Para mim, continuas a ser aquele homem de barba branca, simpático e caloroso, que me ensinou a gostar da escrita por dentro.
Lembro a excitação que era esperar pelo próximo número do MA, para ver se lá vinha o problema que tinha escrito, qual a classificação da solução que tinha enviado, se havia uma resposta tua a alguma dúvida que te tinha mandado. E também quando e onde era o próximo convívio e a reportagem do último convívio.
Não esqueço que foste tu a sugerir que fizesse a reportagem de um dos primeiros convívios a que fui, e com isso descobri uma outra paixão: o jornalismo.
Os convívios. Que foram talvez até mais importantes que os próprios problemas policiários. Desculpa se digo isto assim, Sete. Parece que estou a desmerecer o políciarismo. Mas não: o policiário foi apenas um pretexto para pores a comunicar e a conviver uma quantidade de gente, de norte a sul do País. Malta nova, fundamentalmente, mas também gente «de barba rija», como tu dizias, e todos a conseguirem conviver, sem grandes barreiras de idade, à sombra disse simples pretexto que era o policiário.
Foste, então, um verdadeiro animador cultural, antes ainda de se ter inventado o termo, um mestre e um companheiro.
Enfim, Sete, espero a tua resposta na próxima edição do «Mistério... Policiário». E onde é que vai ser o próximo convívio?
Aquele abraço de sempre não te esqueças que:
«Tudo vou a pena,
se a alma não é pequena.»

Yensid Tlaw

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

(…) Foi no convívio policiário de Aveiro de 1978 que o conheci e com ele convivi durante esse dia. Comigo - citando de memória 30 anos depois - estiveram o coordenador deste blogue e do Policiário do PÚBLICO, que conhecíamos na secção de policiário da revista Mundo de Aventuras como LP, o grupo do Porto do Café Turista, entre os quais lembro o veterano A. Guerreiro, o Jartur, o filho do Jartur, o Mr. Hekyl e a Sister Hide e o saudoso Inspector XZZXZZ (meu "desencaminhador pessoal" para as reuniões no Turista) que quis mudar o seu pseudónimo para Amarcord durante a sessão de entrega de prémios, mas que desistiu face à oposição unânime dos presentes (onde estás? o que é feito de ti?).

O Sete de Espadas foi tudo o que atrás dizem os nosso companheiros e mais: o Sete de Espadas é imortal. O nosso choque decorre de nos dizerem que morreu quem é imortal. Impossível; inaceitável; incompreensível - o Sete de Espadas vive em cada um de nós, nas nossas memórias, é um símbolo da Humanidade idealizada, é o amigo que todos gostariam de ter, é um exemplo maior de conduta e de respeito por valores essenciais.
Por isso, sugiro o aparecimento de um prémio, um troféu, uma prova, um concurso com o seu nome.
O Sete de Espadas não morreu; o policiarismo continua rico!

Aurélio Moreira (noutros tempos, Major Kamikaze)

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Estive uma vez com ele em Aveiro, já lá vão mais de 30 anos e fiquei seu amigo para sempre. Tive essa felicidade.
Agora que partiu, quero dizer-lhe um obrigado por tudo o que fez por mim e por toda a rapaziada que naquela altura andava um pouco à deriva depois do 25 de Abril.
Até um dia Sete!

Karlov

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Junto-me à voz de todos quantos lamentam o seu desaparecimento. Acredito que a sua imagem jamais se apagará da memória colectiva daqueles que com ele lidaram. Teve imensos amigos, entre os quais me orgulho de estar, e jamais será esquecido.

A Paz o tenha e o Amor dos seus o perpetue.

Dr GISMONDO, com saudade

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

(…) Fiquei triste pelo desaparecimento deste homem de que tanto ouvi falar.
Sei que lhe devemos este passatempo e até por isso merece o nosso obrigado.
Que descanse em paz.
Afonso

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

(…) Meu Amigo SETE, onde quer que estejas, certamente na companhia de muitos outros Amigos que te antecederam, fica certo que iremos ter contigo e continuaremos, para toda a eternidade, a produzir e decifrar problemas policiários.
A tua presença será lembrada no CLUBE DE DETECTIVES com as palavras que sempre usaste na entrada das tuas secções policiárias: “Olá, Amigos! Muito bom-dia… boa-tarde… ou boa-noite, segundo o momento do dia que tiverem para nos dedicar.”
ATÉ SEMPRE!

Daniel Falcão (nas tuas secções: JOMASACUMA, MAC JR e alguns outros)

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

COLUNA DO “C”



No próximo dia 9 de Dezembro passam dois anos sobre a morte de um português ilustre, de um ser único, que foi capaz de lutar contra tudo e contra todos, muitas vezes com prejuízo da sua vida pessoal e familiar, em busca do seu sonho maior: Trazer a mocidade para o Policiário dos seus amores!


Falamos, está bem de ver, do eterno SETE DE ESPADAS, aquele homem de barbas brancas e sorriso gaiato, sempre bem-disposto e com um brilho intenso nos olhos, quando se falava de detectives, de livros, de malta nova, de convívio, enfim, de Policiário!


Na próxima 5.ª feira, convidamos os milhares de confrades, muitos deles já na casa dos 50 ou 60 anos, para que sejam, de novo, os jovens irrequietos e irreverentes que o “velho” Sete tanto queria que fossem!


Essa será, seguramente, a grande homenagem que o SETE DE ESPADAS mais desejará.

3 comentários:

Anónimo disse...

Ter conhecido o Sete de Espada e dizer que sempre nos tratamos com respeito e amizade foi o melhor trofeu que eu ganhei no policiário
Rip Kirby

Anónimo disse...

Olá, velhote! NUNCA te esquecerei!

Anónimo disse...

Fui leitor do Mundo de Aventuras nos fins dos anos 70,princípio dos 80 e uma das leituras obrigatórias era o policiário. Não só os problemas em si, e as soluções, mas sobretudo os comentários do Sete, sempre num estilo cordial, e as reportagens dos convívios. Foi um mundo onde nunca entrei, mas que acompanhei de fora. Ainda hoje me recordo vários pseudónimos dos participantes, alguns dos quais aparecem aqui, mas é, sem dúvida o Sete a referência máxima desse período. Nunca o conheci pessoalmente, e só há bem pouco, na net, encontrei alguns dados biográficos. Os elogios que leio aqui batem certo com a ideia que criei dele nas páginas do MA. Por isso, sem ser policiário, deixo aqui a minha homenagem ao Sete de Espadas.