domingo, 19 de dezembro de 2010

POLICIÁRIO 1013

ZÉ, CAMPEÃO NACIONAL

DANIEL FALCÃO, CONQUISTA TAÇA DE PORTUGAL

Terminou a época 2010!

Depois de uma competição muito renhida, disputada e decidida em pormenores, tal a qualidade dos confrades em compita, foram os “detectives” ZÉ e DANIEL FALCÃO quem se impuseram e conquistaram os troféus principais.

Na Taça, nota de relevo, igualmente, para o confrade DR. GISMONDO que, mercê de uma prestação notável, logrou atingir a final, onde acabou por ser batido pelo “detective” mais premiado do nosso espaço, o inevitável Daniel Falcão. De qualquer forma, uma prestação de se lhe tirar o chapéu!

No campeonato, a indecisão foi até ao derradeiro momento, com soluções de enorme valia, a dificultar – e muito – o trabalho e a decisão do orientador. Digamos que, em cima da meta, ZÉ foi mais forte, mercê de uma solução de grande qualidade, muito afirmativa e com excelente lógica de raciocínio, o que acabou por fazer a pequeníssima diferença para a solução – igualmente excelente - de DANIEL FALCÃO. Relevo, também, para a ocupante do último lugar do pódio, a DETECTIVE JEREMIAS, uma vez mais a demonstrar os dotes de magnífica decifradora, com uma progressão rapidíssima e agora a atingir a consistência capaz, para apenas com o tal “pouquinho mais”, se tornar numa arrebatadora de troféus!

Finalmente, apenas mais uma nota para a prestação do confrade INSPECTOR ARANHA, que foi o triunfador dos pontos especiais, ou seja, conseguiu no final da competição acumular mais pontos das melhores soluções.

Uma vez que, devido à época natalícia, as nossas próximas duas secções têm que ser elaboradas com alguma antecedência, não nos é possível actualizarmos e desenvolvermos mais informações sobre as classificações, que estarão, no entanto, em permanência no blogue CRIME PÚBLICO (http://blogs.publico.pt/policiario) e na página de Daniel Falcão, CLUBE DE DETECTIVES (http://clubededetectives.net).



CAMPEONATO NACIONAL DE PRODUÇÃO

Atenção para a necessidade de encontrarmos o campeão nacional de produção, numa votação que vai decorrer, apenas até amanhã.

Não é que um vencedor tenha menor legitimidade se os confrades eleitores forem poucos, mas é sempre muito mais relevante quando se é premiado por uma base, o mais alargada possível.

Para esse efeito, apenas terão que enviar, impreterivelmente até amanhã, dia 20 de Dezembro, para o endereço de e-mail pessoa_luis@hotmail.com, a pontuação que atribuem a cada uma das produções, sendo que à que considerem melhor deverão atribuir 10 pontos, à segunda melhor, 9 pontos e assim por diante até à que considerarem menos conseguida, a que atribuirão apenas 1.

Para que os confrades possam recordar os problemas que agora vão votar, vamos indicá-los, por ordem de publicação, relembrando que os mesmos, com as respectivas soluções, estão disponíveis na página CLUBE DE DETECTIVES.

Eis a listagem dos problemas a concurso, com a indicação dos seus autores, um dos quais irá ser o próximo campeão nacional de produção:

1- “O COLAR DE ESMERALDAS”, de MEDVET

2- “ALI JAZ O ALI KATE”, de H. RÁI

3- “REALIDADE OU FICÇÃO?”, de A. RAPOSO & LENA

4- “NA ÚLTIMA FRONTEIRA”, de KARL MARQUES

5- “SMALUCO E OS IRMÃOS METRALHA”, de INSP. BOAVIDA

6- “A MENSAGEM SECRETA”, de PAULO

7- “CONVITE FATAL”, de BÚFALOS ASSOCIADOS

8- “LECY ONARA”, de CARDILIO & AVITA

9- “A MORTE DO VETERANO”, de RIP KIRBY

10- “A VOZ DO DESTINO”, de M. CONSTANTINO



PROBLEMAS DE “RÁPIDAS POLICIÁRIAS”



Solicitamos, igualmente, aos nossos confrades que, aquando da elaboração das pontuações para o título de campeão nacional de produção, dediquem alguns minutos a classificar as produções de rápidas, atribuindo 10 pontos à mais conseguida, 9 à seguinte e assim por diante até à menos conseguida a que atribuirão 1 ponto.

Eis a lista das produções rápidas, também disponíveis no CLUBE DE DETECTIVES:



1- “HÁ CADA QUEDA!”, de H. RÁI

2- “O CASO DE JOSITA CORLI”, de MEDVET

3- “O CASO DO ESPELHO QUEBRADO”, de INSPECTOR BOAVIDA

4- “O MEU PRIMEIRO CASO”, de PAULO

5- “UM CRIME NO ALENTEJO”, de RIP KIRBY

6- “UM NEGÓCIO COM SENTIDO”, de LUMAGO AMPE

7- “OS WOBBLY”, de KOP & PEIXTE

8- “AS RIQUEZAS DESAPARECIDAS”, de FARAÓ

9- “QUE GRANDE LATA”, de LATEIRO

10- “MORTES NA ESTRADA”, de RODOVIÁRIO





A NOVA ÉPOCA





Enquanto se prepara o Natal em cada casa, também nós fazemos a preparação da nova época competitiva, depois de auscultadas as opiniões dos nossos confrades e “detectives” no blogue Crime Público.

Apesar da discussão, sempre frutuosa, a opinião generalizada foi no sentido de não mexermos em demasia em coisas que funcionam. “Em equipas vencedoras não se mexe”, é um ditame que encontramos com frequência relacionado com a prática desportiva, mas que aqui tem, também, pleno cabimento.

Daí termos concluído que toda a estrutura será para manter na época 2011, com ligeiríssimas alterações de pormenor, em um ou outro ponto.

Esperamos, desta forma, ter interpretado correctamente os sinais que nos foram transmitidos pela generalidade dos confrades, mas mantemos a via aberta para novas sugestões e propostas, com vista à melhoria das competições para as épocas seguintes.

Sugerimos, até, que os nossos confrades mais interessados e com maiores disponibilidades de tempo, façam alguns testes na época que se avizinha sobre como seria a competição se fossem introduzidos outros métodos ou critérios distintos de pontuação, por exemplo. A verificação das divergências entre os dados que vão contar em 2011, com a actual regulamente e os que se obteriam com outros regulamentos, podem ser importantes para as melhorias que pretendemos.

Na próxima semana vamos publicar os regulamentos que nos vão gerir no próximo ano.

COLUNA DO “C”

É NATAL!
Num momento particularmente difícil para a generalidade das pessoas, fruto de comportamentos gravosos praticados por indivíduos sem escrúpulos, que hoje são capazes de vir, hipocritamente desejar Boas Festas àqueles a quem conduziram para os abismos, é nosso dever, apesar do chamado espírito do Natal, não passar uma esponja sobre o passado nem branquear essas atitudes.
Seja qual for o conceito que as pessoas tenham sobre o significado do Natal, festa religiosa ou da família, a realidade é que esta época do ano não é indiferente a ninguém e aparece cada vez mais associada ao exercício de práticas de boa Amizade e Solidariedade, muito mais do que às práticas redutoras do passado.

Por isso, aqui estamos a desejar a todos os nossos leitores em geral e aos confrades “detectives” em particular, votos de um Natal muito Solidário e Amigo.

Sem comentários: