sábado, 14 de julho de 2012

JARTURICE OU... JARTURADA - 14


          A H P P P 
ARQUIVO HISTÓRICO DA PROBLEMÍSTICA POLICIÁRIA PORTUGUESA


Problema # 13
O INSPECTOR FIDALGO REENCONTRA O LOBÃO
Original de: Luís Pessoa                                                          Publicado na secção POLICIÁRIO em: 14.Julho.1992

Sentado na incómoda cadeira, àquela hora de imenso calor, a última pessoa que o inspector Fidalgo quereria ver entrar no gabinete era o Lobão, um autêntico campeão de mentiras.
- Boa tarde, inspector…
            - Não, mais esta não, já não me bastava o calor, o trabalho que não avança, ainda tinhas de aparecer tu… Qual é o caso de hoje, quem é que viste morrer, quem matou e tudo o mais que passas a vida a imaginar?
            - Hoje, não, hoje venho só cumprimentá-lo. Sabe, hoje não vi nenhum crime… Não aconteceu!
            - Seja, para variar!
            - Mas venho convidá-lo para vir comigo ao futebol, ver o Belenenses…
            - Ao futebol? Não sabia que gostavas de futebol.
- Se gosto! Desde os tempos em que joguei como profissional no belenenses.
- Não me digas… Já cá faltava a aldrabice de hoje, era fartura a mais… Tu, profissional de futebol? Deixa-me rir!
- É verdade, juro! E tive tardes de glória, tardes em que só me faltou sair em ombros do estádio, com toda a multidão em delírio chamando o meu nome: Lobão… Lobão… Ah, belos tempos esses…
- Continuo a não acreditar…
- Acredite! E então naquela tarde de calor intenso, como hoje, com um sol radioso e uma moldura humana a encher as bancadas, nesse dia, sim! Nesse dia eu fui o verdadeiro rei… O jogo era decisivo. Se ganhássemos chegaríamos a um lugar que nos permitia irmos às competições europeias. Se empatássemos ou perdêssemos, nada feito… Foi então que tudo começou… Fomos nós a iniciar o jogo quando o árbitro deu o sinal e um colega meu tocou a bola para mim e eu arranquei pelo campo fora, fintei quantos me apareceram pela frente e marquei um golo excepcional, sem que os adversários tocassem se quer na bola! O segundo golo foi exactamente igual ao primeiro, sem tirar nem pôr, e no final foi uma festa de arromba com os jornais a noticiarem que o Lobão fora o carrasco na vitória por dois a zero… Que maravilhosa sensação…
- Não te sabia tão bom desportista e acho estranho, nunca ter ouvido falar de ti… É uma pena que estejas a mentir…

A – O Lobão não podia ter sido profissional do belenenses.
B – O Lobão não podia receber o passe do seu colega e fintar toda a gente.
C – O Lobão não podia ter marcado dois golos iguais.
D – O Belenenses não podia ganhar por dois a zero.

Como sempre, leia bem o problema, procure imaginar um jogo de futebol e reproduza as situações que relatamos. Depois, opte pela solução que lhe parece acertada…
---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Solução do autor:                                                                     Publicada em: 18.Julho.1992

C – O Lobão não podia ter marcado dois golos iguais.
Nunca num jogo de futebol se poderia repetir uma jogada como a descrita. Na realidade, cada equipa sai uma vez, uma no início, outra no intervalo, e só volta a sair quando sofre um golo. Ora, se o Belenenses ganhou por 2 – 0, não sofrendo golos, apenas saiu uma vez e, portanto, só poderia ser marcado um golo, como o Lobão diz!...

Sem comentários: