quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

JARTURICE 049

              
                     PROBLEMAS POLICIAIS – 52 - # 049

                     (Diário Popular # 4403 – 08.01.1955)
        
   
      O professor Fordney havia sido informado de que Amos Rector seria deixado a uma das esquinas da rua onde morava, nessa mesma noite: um carro conduzi-lo-ia até lá.
         Rector fora raptado dez dias antes e o resgate de 40.000 dólares havia sido pago pelo irmão dele.
         Oculto no escuro, no cruzamento das ruas Clark e Camp, Fordney olhou para o seu relógio de pulso, de mostrador luminoso, quando o grande «Sedan» se deteve na curva. Eram, precisamente, onze horas e trinta e oito minutos.
         O professor seguiu o homem que saíra do carro. Precisamente quando ele ia a entrar, no vestíbulo da casa de Rector, Fordney tocou-lhe num braço. O homem, um indivíduo alto, magro, elegante e impecavelmente vestido, voltou-se sobressaltado.
         - Chama-se Amos Rector? – perguntou Fordney, apresentando-se.
         - Sou eu, sim, professor. Entre por favor. Que deseja?

                                                                       *
         Após a carinhosa recepção que a mulher de Rector lhe dispensou, sentaram-se todos em frente do fogão de sala.
         - Não, não sei onde estive – disse Rector. – Os raptores conservaram-me sempre de olhos vendados. Tive de dormir vestido, mas eles barbearam-me todos os dias e alimentaram-me bem. Um dia, em que tentei tirar a venda, um deles que se encontrava atrás de mim, deu-me um murro na cabeça que me prostrou sem sentidos.
         Fordney, observou a contusão, atrás da orelha direita, e perguntou:
         - Quando foi isso?
         - Há dois dias, creio eu.
         - Porque é que eles não lhe tiraram do dedo o seu anel de brilhantes? – perguntou o professor.
         - Bem… Confesso que não sei. 
         - Você está a mentir! Essa história do rapto foi preparada por si para apanhar os 40.000 dólares a seu irmão ou por qualquer outra razão que ignoro.

         Como chegou Fordney a tal conclusão

 (Divulgaremos amanhã, a solução oficial deste caso)
     *     *     *     *





Solução do problema # 048
(Diário Popular # 4384 – 18.12.1954)

Pelo jornal da tarde que ele encontrou em cima da mesa apesar de ter saído de manhã da cidade e de não o ter comprado enquanto andara por fora.

                                                                                  
 Jarturice-049 (Divulgada em 19.Fevereiro.2015)




APRESENTADA E
DIVULGADA POR:
MR. AHPPP: JARTUR
jarturmamede@aeiou.pt



Sem comentários: