segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

JARTURICE 053

  
            PROBLEMAS POLICIAIS – 56 - # 053
 (Diário Popular # 4431 – 05.02.1955)

 - Era horrível, estar a li tão perto e não poder salvá-la! – Dizia Bem Jordan ao professor Fordney. – Caminhava pela alameda do jardim, em direcção a casa, quando a vi, pela janela, de pé em cima de um banco, passar a corda pela viga, amarrá-la, passá-la ao pescoço e saltar. Quando cheguei ao pé dela, estava tão horrorizado que desmaiei. Quando voltei a mim, fiquei receoso de que me acusassem de a ter morto mas, mesmo assim, cortei a corda e fui telefonar à Polícia.
Conquanto a viga que Jordan dissera ter sido utilizada por sua mulher para suspender a corda com que se enforcara não mostrasse quaisquer vestígios dessa mesma corda, Fordney notei as marcas das solas dos sapatos da mulher sobre o banco a que ele aludira. A corda deixara no pescoço da mulher a sua marca arroxeada. Também não havia dúvidas quanto ao facto de a corda ter sido recentemente cortada.
- Se eu não tivesse saído de casa depois da nossa discussão – murmurou Jordan – nunca isto teria acontecido!
O professor examinou o cadáver. Os sinais de morte por enforcamento eram patentes: a face apresentava-se azulada e a língua saída da boca.
- Diga-me uma coisa, Jordan – interrompeu o professor. – Você encontrou alguém no caminho ou pode, de alguma maneira, provar o seu álibi?
- Eu… não… que me lembre, não encontrei ninguém… De resto estava tão nervoso que…
- Você assassinou sua mulher! – exclamou Fordney mirando, enfaticamente, os sapatos do homem.

Como soube Fordney que a mulher se não enforcara voluntariamente mas fora assassinada pelo marido?

(Divulgaremos amanhã, a solução oficial deste caso)

       *




 
Solução do problema # 052
(Diário Popular # 4424 – 29.01.1955)

1 – É evidente que o chefe não é o mecânico. E é também evidente que Axel Drew não é o chefe nem o mecânico.
                            2 – Pierre Meget não é o mecânico nem o famoso atirador.
         3 – Tom Reardon não é o chefe nem o mecânico. Portanto, Axel Drew fica eliminado como chefe, mecânico ou atirador famoso. Assim, como Pierre Meget não é o mecânico, é ele o chefe da quadrilha. E, por exclusão de partes, Ernst Krause é o mecânico.
                                                                                                                                                                     Jarturice-053 (Divulgada em 23.Fevereiro.2015)





APRESENTAÇÃO E DIVULGAÇÃO
DE: MR. AHPPP: JARTUR
jarturmamede@aeiou.pt


Sem comentários: