segunda-feira, 16 de março de 2015

JARTURICE 074

                                                           
                   PROBLEMAS POLICIAIS – 77 - # 074
  (Diário Popular # 4575 – 02.07.1955)
       Meus senhores – disse Fordney, dirigindo-se aos seus alunos. – Acabo de receber uma carta que lhes vou ler e gostaria que me dissessem no prazo de cinco minutos qual é a afirmação nela contida que logo a inculca como provinda de um mentiroso.
         Agora oiçam:

Califórnia, 20 de Dezembro de 1953.
Professor Fordney:
Está, com certeza, ao facto da minha prisão. Apelo para si, pois tenho a certeza de que compreenderá a injustiça da minha situação. Prenderam-me por haver morto King Morrison; mas a verdade é que o matei em legítima defesa, em defesa da minha propriedade que ele violara.
E não é menos verdade que, embora legítimo, o meu acto foi impensado e quase mecânico.
Ouvi rumor na horta e quando me acerquei, de espingarda em punho e vi Morrison roubando os melões que eu cultivava extremosamente, premi o gatilho e matei-o.
Estou preso há uma semana apenas, pois recolhi à cadeia logo no dia seguinte ao do crime, mas parece-me que já estou privado da liberdade há um ano.
Aproxima-se o Natal, o meu primeiro Natal de casado, e não queria passá-lo longe dos meus. Posso contar com a sua preciosa ajuda para que me libertem, pelo menos, até ao dia do julgamento?
Antecipadamente grato,
                                               Lee Mason.

Mal Fordney acabara a leitura e já um aluno respondia, de dedo erguido:
- Descobri, professor. A mentira foi bastante grosseira.

Que mentira foi essa?

                 (Divulgaremos amanhã, a solução oficial deste caso)

   *     *     *     *     *













Solução do problema # 073
(Diário Popular # 4568 – 25.06.1955)

Se Rogers não tivesse conhecimento do crime e das circunstâncias em que ele se desenrolara, não teria perguntado, logo de chofre, quem lhe dera o tiro.
Na verdade - e segundo ele próprio afirmara – a criada dissera apenas ter sido a senhora conduzida ao hospital.  


                                                                                        
 Jarturice-074 (Divulgada em 16.Março.2015)








APRESENTAÇÃO E DIVULGAÇÃO
DE: JARTUR
jarturmamede@aeiou.pt

Sem comentários: