quinta-feira, 2 de abril de 2015

JARTURICE 091

                                                                  
                     PROBLEMAS POLICIAIS – 94 - # 091
                    (Diário Popular # 4748 – 24.12.1955)
        
- Que nevoeiro! – disse Hale Spence quando Dodge, o seu criado, o ajudava a despir o sobretudo. – Tive de vir a pé desde o clube… Não consegui encontrar nenhum táxi. Perdi-me duas vezes… não se via um palmo diante do nariz! Telefone a Billings. Bradwell…
- Perdão, senhor, tem ali uma visita… É o professor Fordney…
      - Olá, Spence – saudou o criminologista. – Ouvi a sua conversa
com Dodge. Um londrino como você não se devia perder no nevoeiro!
Pela expressão do seu rosto, era fácil ver que Spence não gostara daquela visita mas, a despeito disso, inquiriu em tom cordial:
- Quer tomar uma bebida?
Um quarto de hora depois estava ao facto do objectivo da visita de Fordney. A «Scotland Yard», desconfiando de que Spence tinha entendimentos com uma quadrilha de falsificadores, pedira a Fordney para intervir. E após algumas diligências, averiguara mais do que Spence suspeitava.
- A «Yard» estava prestes a prender Bradwell como chefe da quadrilha, mas ele foi assassinado esta tarde – observou Fordney em tom casual.
- Bem sei! – replicou Spence. – Soube disso quando vinha do clube. Li o cabeçalho de um jornal que um garoto tinha na mão. Mas deixe-me dizer-lhe, professor, que a «Yard», está enganada! O negócio que Bradwell tinha em Tottenham Court Road era perfeitamente legal. Eu próprio lhe comprei várias antiguidades.
- Aquilo é uma delas? – perguntou Fordney apontando para um grande jarrão que se encontrava sobre a mesa.
- É, sim. Porquê?
- Se você não estava envolvido no assassínio de Bradwell, poderá dizer-me, sinceramente, como soube da sua morte? – perguntou Fordney.

De facto despertou as suspeitas do professor?

  (Divulgaremos amanhã, a solução oficial deste caso)

   *     *     *     *     *
 












Solução do problema # 090
(Diário Popular # 4741 – 17.12.1955)

Wolstein não é o assassino (1) nem o desertor (3). Ritter também não é o assassino nem o desertor (4). Traynor não pode ter sido o assassino (1). Maloney não é o desertor (2) nem o assassino (4). Bangor não é o desertor (3) nem o assassino (5). Donaper não pode ser o desertor (2). Salvari não é o desertor (3) nem o assassino (5).
Por consequência, Trainor que apenas foi eliminado assassino (1) é o desertor, e Donaper, apenas eliminado como desertor (2) é o assassino.


    Jarturice-091 (Divulgada em 02.Abril.2015)







APRESENTAÇÃO E DIVULGAÇÃO
DE: J A R T U R
jarturmamede@aeiou.pt


Sem comentários: