segunda-feira, 20 de abril de 2015

JARTURICE 109

PROBLEMAS POLICIAIS – 112 - # 109
                  (Diário Popular # 4891 – 19.05.1956)
        Burke bateu na areia com a enxada. «Pronto!» - exclamou ele. – «Não se fala mais nisso. Aquele Dyer há tempos que andava a pedir isto».
        «Pois sim» - concordou Clara Miller - «mas não te esqueças de que eu te vi cometer o crime».
                                               *
                 O sargento Reynolds tirou cuidadosamente o revólver da cova, sacudiu-lhe a areia, voltou à esquadra e colocou-o sobre a secretária do capitão Wiley. O professor Fordney acendera um charuto e examinava a arma.
        «O Burke vai parar à cadeira eléctrica se esta arma for a que disparou a bala que encontrámos no corpo de Dyer.» - disse o capitão.
        «Foi, com certeza.» - assegurou Clara Miller.
        «E você também fica em maus lençóis, Clara.»
        «Por quê? Ele disse-me que matara Dyer, contou-me o sítio onde enterrara o revólver na praia e eu resolvi denunciá-lo»...
        «Mas por que o fez só quatro meses depois do crime?»
        «Porque ele tem andado a enganar-me. E só o descobri agora. Não gosto que me enganem».
        Fordney estendera a mão, sacudira uns grãos de areia do cano brilhante do revólver e abrira-o. Havia quatro balas na câmara. Dyer só apanhara um tiro.
        «E você te álibi?» - perguntou o professor.
        «Tenho. Estava com Jimmy O’Leary».
        «O Burke deu-lhe um mapa ou disse-lhe só o sítio onde enterrara a arma?»
        «Só me disse o sítio».
        «É melhor prendê-la também, capitão. – aconselhou Fordney. – Não sei qual é o jogo dela, mas o que sei é que está a mentir».

        Por que desconfiou dela o professor? 


         (Divulgaremos amanhã, a solução oficial deste caso)

                          *     *     *     *     *
 








Solução do problema # 108
(Diário Popular # 4884 – 12.05.1956)

A única explicação é muito simples: sendo a janela de guilhotina, o tiro atravessou-a quando o caixilho superior estava baixado ou o inferior levantado. Depois do tiro, alguém fechara a janela, deixando os dois buracos de coincidir.


 Jarturice-109 (Divulgada em 20.Abril.2015)







APRESENTAÇÃO E DIVULGAÇÃO
DE: J A R T U R
jarturmamede@aeiou.pt

Sem comentários: