terça-feira, 26 de maio de 2015

JARTURICE 145

PROBLEMAS POLICIAIS – 148 - # 145
                                                                 


                    (Diário Popular # 5145 – 02.02.1957)

O professor Fordney examinou a generosa reserva de licores que se encontravam na copa, ao lado da cozinha.
Havia garrafas abertas de rum, gin, curaçao e whisky. Semicerrou a porta e dirigiu-se, através do longo vestíbulo, para o escritório, onde George Markley jazia inerte e debruçado sobre uma mesa rodeado pela sua colecção numismática.
- Nunca nos conhecemos pessoalmente, se bem que nos correspondêssemos há já algum tempo. – explicou Bertram Kineaid. – Ontem à noite combinei de Bóston com ele um encontro para as 13 e 30 de hoje. Markley estava muito interessado em comprar uma das moedas que possuo. Quando cheguei, às 13 e 30, Griggs (designou o criado de Markley, um ex-presidiário, com o olhar) trouxe-me ao escritório e saiu à pressa. A princípio pensei que Markley estivesse apenas desmaiado. Estava inconsciente quando o encontrei. Por isso fui buscar brandy ao armário dos licores e tentei obrigá-lo a beber. Nesse momento Briggs entrou.

O professor ergueu a cabeça de Markley e reparou que havia umas manchas húmidas de brandy no fato. Fez sinal a Briggs, para que falasse.
- Eu ia precisamente a sair quando este homem chegou – disse ele. – Vou ao cinema todas as quintas-feiras, às 13 e 30. Já tinha andado dois quarteirões quando me lembrei de um bilhete para o teatro, que me fora dado por um amigo. Por isso voltei e encontrei este homem ao pé do meu patrão, a beber brandy por uma garrafa. Foi ele quem o matou, tenho a certeza.
- Há quanto tempo – perguntou Fordney – estava você ao serviço do senhor Markley?
- Há apenas seis semanas.
- Deixe-me ver esse tal bilhete do teatro.
- Um momento, que vou buscá-lo ao meu quarto.
- Aí – disse o criminologista – foi onde nós encontrámos este revolver, com que o seu patrão foi morto.
Os dois homens começaram a falar ao mesmo tempo; em redor dos pulsos de um fecharam-se as algemas.

Quem foi que Fordney prendeu?   

      (Divulgaremos amanhã, a solução oficial deste caso)   


  *     *     *     *     *












Solução do problema # 144
(Diário Popular # 5138 – 26.01.1957)

O número de postes necessário é o mesmo para cada vedação.

      «Os lavradores são os fundadores da civilização…»                                                                                                                                                        Webster

Jarturice-145 (Divulgada em 26.Maio.2015)

APRESENTAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE 
J A R T U R
jartturmamede@aeiou.pt

Sem comentários: