domingo, 14 de junho de 2015

JARTURICE 164

                                      
                         PROBLEMAS POLICIAIS – 167 - # 164 

                     (Diário Popular # 5296 – 06.07.1957)                                                                               
         - Não sei como entrou o malfeitor. – disse Georges Panel  - Deve ter-me ouvido chegar, porque quando me ajoelhei para olhar pelo buraco da fechadura do escritório (não havia chave), vi-o imóvel, diante do cofre, a trinta centímetros de mim. Pensando que ele estivesse armado, não me atrevi a entrar e retirei-me, na ponta dos pés, para a sala de jantar, deixando a porta ligeiramente aberta.
        
         - O vestíbulo que atravessou estava iluminado? – perguntou o Inspector Fauvel.
        
         - Sim – respondeu Panel – mas há um interruptor do lado de fora do escritório que acende e apaga as luzes do vestíbulo. O ladrão deu a volta a esse interruptor, impedindo-me assim de o ver.
        
         E Panel acrescentou:
         - O meu tio encontrava-se ausente, os criados estavam deitados e eu não ousei seguir o gatuno. Logo que ele saiu, fechando a porta da entrada, telefonei à Polícia. Depois, entrei no escritório e vi que o cofre-forte estava aberto…
        
         - Havia luz no escritório, nessa altura?
         - Sim.
         - E o ladrão fechou a porta ao sair?
         - Exactamente.
         - Que havia no cofre?
         - Não…sei. Meu tio não me tem a par dos seus negócios e…
         - O senhor fala e age como um homem inteligente. – interrompeu Fauvel. – Tem a certeza de me ter contado os factos tal como se passaram?

         - Certamente. Acaso duvida de mim, Inspector?

         - Tenho motivos para duvidar. – foi a resposta.

         Que motivos eram esses? 
       
       (Divulgaremos amanhã, a solução oficial deste caso)


  *     *     *     *     *
 








Solução do problema # 163
(Diário Popular # 5289 – 29.06.1957)

O Inspector Fauvel sabia que Luís mentia. A terra agarrada aos pneus do carro era vermelha. Isso demonstrava que Clemente dissera a verdade, pois, de contrário, os sinais de argila vermelha teriam desaparecido sob a lama negra da estrada onde o cadáver de Pedro fora encontrado, para os lados de Bad


Jarturice-164 (Divulgada em 14.Junho.2015)




APRESENTAÇÃO 
E DIVULGAÇÃO
DE: J A R T U R
jarturmamede@aeiou.pt


Sem comentários: