sábado, 8 de agosto de 2015

JARTURICE 219

          Caros Amigos:
Hoje faz 19 magníficas e risonhas primaveras, o meu querido neto João Filipe Veludo Saint-Martin Mamede, filho do João Carlos Caleiro Mamede (que foi o "Carjoma" no policiário"). Portanto, e em primeiro lugar, parabéns ao meu neto, que às 00.01horas já estava a festejar com familiares e colegas do Instituto.
Já diversas vezes tenho prevenido o meu filho e o meu neto, para que mencionem sempre, e obrigatoriamente que, para constar em qualquer escrito, "o seu primeiro nome é, respectivamente, João Carlos; e João Filipe. Assim como eu sou João Artur.
Vem isto a propósito de, quando (raras vezes, e só porque alguma mensagem me remete a isso),
abrir o "facebook" e encontrar João Mamede, em confusão, seja Avô, Pai ou Neto. E mais grave, "pareceu-me" entender que "me" apresento ali como tendo frequentado a Faculdade de Arquitectura do Porto, o que é rigorosamente mentira. "Tarimbei", isso sim, em alguns bons Gabinetes de Arquitectura e Engenharia, e disso tenho imensas provas.
Muitas vezes, ao serviço dos CTT, como DESENHADOR, deslocava-me em viatura dos "CORREIOS"  a dezenas de Estações dos CTT, e porque me observavam em trabalhos que lhes poderiam sugerir tratar-se das atribuições de Engenheiro ou Arquitecto, dirigiam-se-me como tal, confusão que prontamente resolvia. Não sou nem me quero fazer passar por Arquitecto.
Depois de ter passado dos 11 aos 14 anos por insignificantes ocupações, fui operário (Pintor Cerâmico - é esse o meu curso Tirado na Escola Industrial e Comercial de Aveiro) nas Fábricas Aleluia, durante 9anos, e depois de ingressar como Desenhador dos CTT, ali trabalhei até à merecida reforma.
Tirem lá essa "merda" do "facebook", que não fui eu que a lá pus.
Abraços do Jartur.
Desculpem que não vos molesto muito mais...e... faltam OITO.   

            PROBLEMAS POLICIAIS – 222 - # 219
                   (Diário Popular # 5757 – 18.10.1958)
        
         Ao observar o homem que avançava para ele, o inspector Fauvel admirou a arte consumada demonstrada pelo desconhecido no seu disfarce. Coxeando ligeiramente, a sua bengala na mão direita, parecia mesmo o dr. Bellot e só o polícia, podia desmascarar.
        
         O homem estava impecavelmente vestido e apresentado. A sua barbicha branca e até os gestos do grande cirurgião estavam perfeitamente imitados. Mas o inspector Fauvel viu logo que estava diante do Paul Barton, antiga vedeta de cinema.
        
         Despertada a sua curiosidade, o inspector decidiu verificar que ligação podia existir entre o disfarce do falso doutor Bellot e o autêntico cirurgião, que dias antes fora misteriosamente ferido a tiro na perna esquerda. A Polícia, nada apurara acerca desse atentado. Sempre que um agente da Polícia se apresentava na residência do grande cirurgião, respondiam-lhe que o médico tinha saído. Por uma razão qualquer, o cirurgião desejava manifestamente dar a entender que a sua ferida não era grave. E era verdadeiramente por isso que contratara o antigo actor para aparecer por ele em público.
        
         Enquanto o falso doutor Bellot se aproximava do grande restaurante, onde o cirurgião tinha o hábito de almoçar duas vezes por semana, o inspector Fauvel adiantou-se e colocou-lhe suavemente a mão sobre o ombro. O homem voltou o rosto e deixou ver um olhar vivo, bem conhecido dos colegas e dos doentes.
        
         «Que há? – perguntou ele.
        
         O inspector Fauvel sorriu. «Mesmo os génios cometem erros» - disse ele. «Se não fosse um pequeno pormenor, eu não notaria que o senhor não é o doutor Bellot…»

         Qual foi o pormenor esquecido pelo actor?   
       
 (Divulgaremos amanhã, a solução oficial deste caso)

  *     *     *     *     *








Solução do problema #218  
(Diário Popular # 5750 – 11.10.1958)

O revólver estava numa mesinha à entrada, enquanto a vítima, fulminada por uma única bala, caíra no chão, distante da lareira de um outro aposento e não pudera, certamente, colocara arma onde ela fora encontrada pelo inspector Fauvel.

Jarturice-219 (Divulgada em 08.Agosto.2015)

APRESENTAÇÃO E DIVULGAÇÃO
DE: J A R T U R
jarturmamede@aeiou.pt

Sem comentários: