quarta-feira, 12 de agosto de 2015

JARTURICE 223

             
                       PROBLEMAS POLICIAIS – 226 - # 223
                           (Diário Popular # 5785 – 15.11.1958)
        
         «Olhe, Inspector!» - disse o ajudante de Fauvel, quando ambos passeavam numa rua de Chateauroux. - «Aquele não é Pierrot Balde, que prendeu há uns anos por assalto à mão armada?»
         O inspector Fauvel olhou discretamente e viu um homem vestido com elegância que segurava na mão uma mala e entrava naquele momento no hotel.
         - É ele, não há dúvida. Vamos ver o que há…
         Os dois homens entraram no hotel e Fauvel dirigiu-se ao porteiro:
         - Um amigo nosso entrou agora. Que quarto foi ele ocupar?
         - Trata-se do senhor Dellet, não é? Dei-lhe o quarto n.º 65.
         O inspector e o ajudante dirigiram-se para ali.
         - Que o traz a Chateauroux? – perguntou Fauvel quando chegou junto do falso Dellet. – E que ideia foi essa de mudar de nome?  Espero que não seja para se lançar numa nova «operação»…
         - Esteja tranquilo, inspector. – respondeu Balde. – Decidi mudar de vida. Encontrei trabalho aqui na região e por isso preferi não dar o meu nome verdadeiro. Ocorreu-me esta ideia, precisamente quando preenchia a ficha, lá em baixo… Com certeza não me levará isso a mal, uma vez que é com boas intenções…
         - Veremos isso. Mas se eu voltar a vê-lo com algum dos membros do seu antigo bando…
         - Pode estar tranquilo. Cortei com todos os meus conhecimentos desde que fui condenado e não voltei a ver os meus antigos companheiros.
         Nesse momento bateram à porta do quarto e um paquete entregou a Pierrot Balde um telegrama que acabara de chegar. O antigo meliante deu-lhe uma nota de cem francos.
         - Sempre generoso, Pierrot? Pois tenho pena mas terá de me seguir ao Comissariado. Temos de o vigiar. Você mentiu e sabe bem que eu não gosto disso…
         Pierrot ficou espantado.

         Como é que o inspector Fauvel sabia que ele estava a mentir?

 (Divulgaremos amanhã, a solução oficial deste caso)

  *     *     *     *     *







Solução do problema # 222  
(Diário Popular # 5778 – 08.11.1958)
    
A lâmina de barbear brilhava ao sol e isso indicara ao inspector Fauvel que alguém estivera recentemente ali. Porque se a lâmina estivesse há meses naquele local, não deixaria de ficar ferrugenta.

Jarturice-223 (Divulgada em 12.Agosto.2015)


APRESENTAÇÃO E
DIVULGAÇÃO DE:
J A R T U R
jarturmamede@aeiou.pt

Sem comentários: