domingo, 20 de dezembro de 2015

POLICIÁRIO 1272




VOTAÇÃO DOS AUTORES
 DOS PROBLEMAS DE 2015

Numa altura em que todas as atenções do nosso Mundo Policiário se centram em saber quem são os triunfadores da época 2015, após uma competição de elevado nível, vamos colocar à votação as produções, para encontrarmos o campeão nacional de produção.

Chamamos a atenção dos nossos confrades para o facto dos resultados relativos às derradeiras provas poderem ser consultados no blogue Crime Público, em http://blogs.publico.pt ou no sítio Clube de Detectives, do confrade Daniel Falcão, em clubededetectives.net.
Queremos também frisar que vamos proceder à divulgação dos grandes vencedores desta época ao longo da noite de passagem do ano, no blogue, à semelhança do que ocorreu em épocas passadas e que constituiu um êxito assinalável. Ao longo de toda a noite, vão sendo publicadas mensagens com os resultados de cada uma das classificações, culminando com o conhecimento dos novos campeões nacionais de decifração e de produção.
Será uma noite Policiária, na noite de passagem de ano, que todos os confrades poderão seguir, onde quer que estejam a festejar a chegada do novo ano, graças às maravilhas das novas tecnologias!
 
Regressando à nossa votação de hoje, a mesma destina-se a consagrar o autor do problema considerado melhor dos publicados durante toda a época, em cada uma das modalidades – problemas tradicionais e problemas de escolha múltipla.

De qualquer forma, não queremos deixar de ressaltar a importância de todos colaborarmos na definição do campeão nacional de uma modalidade que é fundamental para a continuação do Policiário: a produção de enigmas.
Já por diversas vezes temos referido a carência de produtores, o que enfraquece o nosso passatempo. Talvez uma das formas de homenagear quem dedica muito do seu tempo livre à construção dos enigmas com que nos desafiamos, seja precisamente votar nos seus problemas.


CAMPEONATO NACIONAL DE PRODUÇÃO-2015
VOTAÇÃO ATÉ 27 DE DEZEMBRO


Decorre até às 24 horas do próximo dia 27 de Dezembro o prazo de envio, para o endereço de e-mail: pessoa_luis@hotmail.com, das pontuações que os nossos “detectives” atribuem a cada uma das produções publicadas em 2015, sendo que à que considerem melhor deverão atribuir 10 pontos, à segunda melhor, 9 pontos e assim por diante até à que considerarem menos conseguida, a que atribuirão apenas 1.
Têm direito de voto todos os “detectives” que tenham respondido à totalidade dos desafios, independentemente das pontuações obtidas.
Eis a listagem dos problemas a concurso, com a indicação dos seus autores, um dos quais – o mais votado - irá ser o próximo campeão nacional de produção:

1-            “Morte nos Céus”, de RIGOR MORTIS
2-          “A Morte de Aníbal Caldeira – O Banqueiro”, de SETE DE ESPADAS
3-            “Tempicos e a Música de Água Furtada”, de A. RAPOSO & LENA
4-            “Crime na Biblioteca”, de PAULO
5-            “A Confraria dos Gémeos”, de ZÉ COXO
6-            “Aconteceu na Noite de S. João”, de QUARESMA, DECIFRADOR
7-            “Sangria Desatada”, de BÚFALOS ASSOCIADOS
8-            “O 1.º Caso do Inspector Ferreira”, de DETECTIVE JEREMIAS
9-            “Foi do Desespero?”, de KARL MARQUES
10- “A Estranha Morte do ‘Tio Palito das Vacas”, de MÁRIO CAMPINO


PROBLEMAS DE “RÁPIDAS POLICIÁRIAS”

Paralelamente à definição do campeão nacional, ajudem-nos, também, a encontrar o produtor de desafios de escolha múltipla de 2015, votando as produções, seguindo as mesmas regras de atribuição dos pontos:

1-      “Um Crime no Alentejo”, de RIP KIRBY
2-      “As Riquezas Desaparecidas”, de FARAÓ
3-      “Surpresa!”, de MARISCO MARADO
4-      “D. Payo que Estás no Céu”, de A. RAPOSO & LENA
5-      “Quem ‘Okupou’ o Palco?”, de ZÉ DA CLAQUE
6-      “Aconteceu na Entrada do Clube”, de QUARESMA, DECIFRADOR
7-      “Uma História de Espionagem”, de ???
8-      “O Caso Torta”, de DETECTIVE JEREMIAS
9-      “Um Milhão se Mata, um Milhão se Morre”, de KARL MARQUES
10-   “O Caso de Josita Corli”, de MEDVET

No blogue CRIME PÚBLICO, em http://blogs.publico.pt/policiario poderão os nossos leitores e confrades encontrar mais informação e saber em primeira mão, quem conseguiu o quê, nas nossas competições de 2015.


PRODUÇÕES
A propósito de produções, renovamos o apelo, repetido amiúde, de que temos necessidade de problemas policiários, de ambas espécies: tradicionais e de escolha múltipla.
Assegurada, como sempre, a disponibilidade dos produtores mais activos da nossa secção, uma disponibilidade que não nos cansamos de agradecer, a verdade é que necessitamos de “sangue novo”, novos métodos e processos de escrita, novidades, em suma, que evitem uma certa estagnação. A nossa actividade baseia-se, em primeira instância, na qualidade dos desafios que temos para propor aos “detectives”. É frustrante chegarmos à conclusão de que um determinado problema não tem a resposta adequada, depois de imenso tempo perdido na sua análise, ou que é anulado após tanto esforço.
Um problema passa sempre pelo contar de uma história, por retratar uma cena verosímil, capaz de ter ocorrido em qualquer lugar, que envolva um enigma e a sua resolução. Terminada a exposição dos factos, no exacto momento em que o investigador vai passar à fase de apresentação das conclusões e exibir as provas em que se baseia para apontar o responsável, o produtor interrompe o seu conto e lança os seus desafios. Alguns produtores escolhem o método de fazer algumas perguntas, que querem ver respondidas, outros optam por simplesmente interromperem o texto e aguardarem pelos relatórios. No caso dos de escolha múltipla, o texto termina com as quatro hipóteses de solução, de entre as quais o decifrador terá que escolher uma.
Vamos todos dar uma resposta, produzindo um desafio?
O Policiário agradece!

É NATAL!

Nesta época de Festas, queremos desejar a todos os nossos leitores um Feliz Natal, com tudo o que de melhor esta vida tem, incluindo, como é óbvio, muito Policiário com muitas e boas deduções! As “células cinzentas” agradecem!
Feliz Natal.


Sem comentários: