domingo, 14 de fevereiro de 2016

II TORNEIO NACIONAL - CLUBE LITERATURA POLICIAL

 NOTA PRÉVIA: Só hoje tivemos possibilidade de nos debruçarmos sobre estes apontamentos que o confrade JARTUR nos vai enviando. As dificuldades pessoais que temos registado, impedem-nos de fazer o "arranjo" para blogue dos escritos enviados, pelo que pedimos desculpa de qualquer "coisita" que seja menos compreensível. Tentaremos melhorar, mas avançamos assim mesmo, para não privarmos os nossos leitores deste magnífico trabalho que o confrade JARTUR nos vai enviando.
LP




HISTÓRIA DO

I I  TORNEIO  NACIONAL  DE PROBLEMÍSTICA  POLICIÁRIA


ORGANIZADO
EM 1958
PELO

CLUBE DE LITERATURA POLICIÁRIA

COM A COLABORAÇÃO
 DE TODAS AS
 SECÇÕES POLICIÁRIAS
 DA ÉPOCA


        Produção de: “Jartur”
       João Artur Mamede
10 de Fevereiro de 2016


II TORNEIO NACIONAL DE PROBLEMÍSTICA POLICIÁRIA

COMUNICADO DO CLP

            O CLP (Clube de Literatura Policiária), vai realizar o I I TORNEIO NACIONAL DE PROBLEMÍSTICA POLICIÁRIA, que tem por objectivo a difusão da problemística dedutiva e uma maior aproximação dos entusiastas da modalidade espalhados pelo País.
            Dado o êxito que o empreendimento obteve no ano transacto o Clube decidiu encarregar a mesma Comissão Organizadora, formada pelo Dr. Joel Lima, Jaime Machado e Álvaro Trigo, das diligências preliminares indispensáveis para a sua realização.
            Estudadas as bases em que este grandioso torneio será disputado, a C. O. deliberou fazer prevalecer o regulamento anterior, introduzidas as alterações julgadas necessárias.
Para a classificação de problemas e soluções foi nomeado um Júri constituído pelo Dr. João da Costa Salgueiro (que orientará os debates), António Alves Lourenço e Fernando Santos de Andrade.


REGULAMENTO

            Art.º 1.º -  O CLUBE DE LITERATURA POLICIÁRIA promove, com a colaboração dos orientadores de secções que aderirem ao seu propósito, um torneio de problemística policial denominado  "I I  TORNEIO DE PROBLEMÍSTICA POLICIÁRIA".
            Art.º 2.º - Este torneio dividir-se-á em dois campos: PRODUÇÃO e DECIFRAÇÃO.
INSCRIÇÃO
            Art.º 3.º - As inscrições estão abertas na sede do C.L.P., Rua dos Fanqueiros, 286 - 1.º,  em Lisboa, até ao dia 15 de Dezembro, devendo ser feitas por escrito.
            Art.º 4.º - No acto da inscrição o concorrente satisfará uma taxa única de 5$00.
Art.º 5.º - Os sócios do C .L. P. beneficiarão duma redução de 50% sobre esta taxa.
PRODUÇÃO
            Art.º 6.º - O envio de produções, facultado a todos os que desejem concorrer, está condicionado pelos seguintes requisitos:
            a )  As produções serem originais e escritas em português;
            b )  Todas as produções devem ser dactilografadas a dois espaços ou escritas em letra bem legível dum só lado do papel;
c )  Os problemas devem vir acompanhados da respectiva solução não sendo aceites aqueles que impliquem a publicação de esquemas, mapas ou desenhos.
            d )  Os produtores devem indicar o nome completo, morada, secção que representam e o pseudónimo, se o quiserem usar.
Parágrafo único -  Os concorrentes que não respeitarem os requisitos das alíneas a), c) e d) deste artigo serão eliminados.
            Art.º 7.º-Todas as produções devem ser remetidas para a sede do CLP até 15 de Dezembro.
            Art.º 8.º - Decorrido este prazo, as produções enviadas serão submetidas ao exame do Júri, que as classificará em mérito relativo.
            Art.º 9.º - Os dez originais que obtenham melhor classificação servirão de base ao " I  I  TORNEIO NACIONAL DE PROBLEMÍSTICA POLICIÁRIA".
            Art.º 10.º - Os problemas não classificados poderão ser reavidos mediante o pagamento das despezas de devolução.
            Art.º 11.º - Os originais escolhidos ficarão a constituir propriedade do C.L.P.


     AHPPP – I I TNPP - 2
DECIFRAÇÃO

            Art.º 12.º - Poderão concorrer como decifradores todos os que se inscrevam como tais, devendo a inscrição ser acompanhada do nome completo, morada, secção que representam e pseudónimo (se quiserem usá-lo) que terão de manter até final do torneio.
            Art.º 13.º - As decifrações deverão ser enviadas para a sede do CLP até ao último dia do mês seguinte àquele em que foram publicados os problemas.
                Parágrafo único - O concorrente que não apresentar a solução de quatro problemas consecutivos ou alternados, será eliminado.
            Art.º 14.º -A classificação será feita pelo Júri, segundo uma tabela de 5 a 20 pontos.
            Art.º 15.º - Haverá duas classificações: INDIVIDUAL e por SECÇÕES.
            Art.º 16.º-Classificação individual será organizada por ordem decrescente do total de pontos obtidos.
Parágrafo único - Em caso de empate terão preferência os concorrentes que tenham obtido maior número de classificações máximas. Se ainda subsistir a igualdade recorrer-se-á a problemas-extras de desempate.
           
Art.º 17.º -  Para a classificação por secções contam os cinco representantes de cada secção com melhor total de pontos obtido.

PRÉMIOS
PRODUÇÃO

Art.º 18.º - Ao concorrente classificado em 1.º lugar : Uma medalha, três livros e um
diploma com o titulo de "Campeão Nacional de Problemística Policiária (PRODUÇÃO)" - 1958.
            Art.º 19.º - Aos concorrentes classificados em 2.º e 3.º lugares serão atribuídas medalhas.
            Art.º 20.º - Aos autores dos dez problemas escolhidos serão oferecidos diplomas de participação.
       B )   DECIFRAÇÃO       
            Art.º 21.º - Ao primeiro classificado individualmente: uma medalha , três livros e um diploma com o título: "Campeão Nacional de Problemística Policiária (DECIFRAÇÃO) - 1958".
            a) - Ao segundo classificado: uma medalha e dois livros.
            b) - Ao terceiro classificado: uma medalha e um livro.
            c) - Aos do 4.º ao 10.º lugar: um livro para cada.
            Art.º 22.º -A todos os concorrentes totalistas: um diploma de participação.
            Art.º 23.º - Será sorteado um livro entre os solucionistas que obtiverem a classificação máxima em cada problema.
            Art.º 24.º - À secção melhor classificada será atribuída uma taça para o seu orientador e livros aos 5 representantes que lhe tenham dado a vitória.
            Parágrafo único - A todas as outras secções: diplomas de adesão.
                       
DISPOSIÇÕES COMPLEMENTARES    

Art.º 25.º - As secções que aderirem, devem publicar os problemas escolhidos e FAZER A MELHOR PROPAGANDA DO TORNEIO.
            Art.º 26.º - Os problemas serão publicados de 15 em 15 dias e simultâneamente em todas as secções concorrentes. As secções mensais incluirão em cada número os dois problemas relativos aos 30 dias subsequentes; antecipar-se-ão, por força das circunstâncias às secções semanais e quinzenais. Para efeito de prazos, gozam os mesmos privilégios.
            Art.º 27.º - Os orientadores poderão concorrer como produtores e decifradores.
            Art.º 28.º - Das resoluções do Júri, não é admitido recurso.
            Art.º 29.º - Todos os casos omissos serão apreciados e resolvidos definitivamente pela Comissão Organizadora.

A COMISSÃO ORGANIZADORA
Dr. Joel Lima
Jaime Machado
Álvaro Trigo
    AHPPP – I I TNPP - 3

NOTA MUITO IMPORTANTE:

         Caros Amigos:
Este trabalho de “reconstituição” do II TNPP, que desde há muito tempo estava concluído, aguardava oportunidade para ser divulgado.
Porém, em virtude do pouco interesse demonstrado pela maioria dos “sherlocks”, a quem os ficheiros do I TNPP, foram enviados inteiramente, sem restrições, levaram-me a ponderar a forma de divulgar este, apenas para a meia dúzia de Amigos que sempre me incentivaram a prosseguir com a história… e a tarefa.
Triste notícia recente, que me foi enviada pelo Especial Amigo “Figaleira”, “Big-Ben”, Manuel Barata Dinis, levou-me a não protelar por mais tempo esta “expedição”, que iniciei hoje, como Homenagem Póstuma à excelente decifradora e produtora que foi a “Lília Sol”, Maria Josefa, da Vidigueira.
Há já alguns anos me disseram, e eu li, em alguma parte, que essa Amiga já havia falecido… mas nunca tal me foi confirmado, apesar das diligências. E agora, o “Big-Ben”, que tal como eu e a Maria Josefa disputámos esse certame de que nos vamos ocupar, enviou-me, no passado dia 1 de Fevereiro, a mensagem que a seguir transcrevo:


PREZADO AMIGO JARTUR:
Por mero acaso, há minutos, na secção de necrologia do jornal “Correio da Manhã”,, de 23/01/16, deparei com o anúncio do falecimento de Maria Josefa Carapinha de Almeida Patrocínio  (este último proveniente do marido, certamente), enfermeira-chefe do serviço 3 – sala 2 do hospital de S. José.
Obviamente, o nome despertou-me a atenção, dado ser o de “Lília Sol”, circunstancia que presumo confirmada, porquanto o corpo foi sepultado no cemitério da Vidigueira.
Como decerto te recordarás dessa confrade (inclusive parece-me que foi concorrente de “Gosto do Místério” da “Flama) julguei que terias interesse em saber. Forte braço
Manuel Barata Dinis (“Big-Ben” / Figaleira”)

         Gostaria que algum dos Amigos me pudesse confirmar que a notícia não se refere à nossa querida Amiga “Lília Sol”, e que ela continua ainda entre nós.
Mas, se efectivamente a notícia verdadeira é aquela que não desejávamos, que a Maria Josefa descanse em Paz, que sempre viverá na memória daqueles que a admiraram, e apresentam à família enlutada os sinceros e dolorosos pêsames.
Posso desde já adiantar que neste II TNPP, a Maria Josefa, com o pseudónimo de “Lília Sol” se classificou em 7.º lugar, com os mesmos pontos do vencedor, Mr. Moto e do 2.º classificado Mr. Jartur.
Maria Josefa “Lília Sol” tem o seu nome inscrito, desde os anos cinquenta, na História da Problemística Policiária Portuguesa.
                           

                                                                         Jarturice II TNPP – 000

      10 de Fevereiro de 2016

Sem comentários: