quarta-feira, 2 de março de 2016

II TORNEIO NACIONAL - CLUBE LITERATURA POLICIAL - PROBLEMA 4

                          
                                                                                                                        
II TORNEIO NACIONAL DE PROBLEMÍSTICA POLICIÁRIA
Problema n.º 4
UM ESCONDERIJO À VISTA                     Publicado na revista “FLAMA” # 521 
Original de: Mr. IGNOTUS                                           em 28 de Fevereiro de 1958

            O caso não tem muito que contar.
            Chegara ao meu conhecimento que, numa praia do sul, iria ser entregue uma microfotografia do «PLANO 22» a um agente encarregado de a levar até às pessoas interessadas em a ver.
            Depois de árduo trabalho, consegui reunir os seguintes dados:
            - O suspeito (apenas me interessava o actual possuidor do plano) era um daqueles três homens que eu roubara ao prazer de um banho de mar e que agora tinha na minha frente.
            - O plano encontrava-se escondido algures, que não nos reduzidos calções que envergavam e que já tinham sido cuidadosamente observados pelos peritos.
            - Mais indícios -  apenas um papel que fora encontrado na barraca onde se tinham despido e que não sabia qual deles o tinha escrito. Pouco ajudava, pois fora cortado, apenas possuindo uma frase incompleta:

            «3/6 DO CRISTAL ESTÃO À VISTA DOS HOMENS QUE O PROCURAM»

            Uma certeza apenas: - um daqueles três homens tinha ali, na minha frente, a microfotografia. Mas qual deles?...
            O distinto Paulo, magro e marcial nas rugas dos seus 63, de pele levemente leitosa, cabelo à escovinha e olhar extremamente saltitante?...
           
O gorducho Mateus, de cabelos pretos e grande barriga com os olhos bugalhudos a rodarem nas órbitas como coelho amedrontado que espera a todos os instantes ser comido?...
            Ou o fleugmático Raul, de olhar parado, extremamente míope, que parecia fixar um objecto distante e que desde que fora chamado se mantivera firme, pronto a qualquer ataque, apenas respondendo por monossílabos às minhas perguntas?..

Nota: A gravura junta, que ilustrava a página da Flama, nada tem a ver com o problema.
Continuei o meu passeio à sua volta, observando-os…
            Mateus seguia-me torcendo a cabeça, nunca me perdendo de vista; Raul rodava nos calcanhares com os punhos cerrados como se esperasse que eu o agredisse e Paulo olhava-me, desconfiado, por cima do ombro.
            Afinal a resposta acabou por surgir no meu cérebro associada à lembrança dum caso que lera em tempos. A prova estava agora na minha mão.

            - Quem era o possuidor do «22» e onde o ocultava?
            - Prove-o.
           
(Nota: A gravura junta, que ilustrava a página da Flama, nada tem a ver com o problema.)

                                                               Jarturice II TNPP – 004             
                                                           Divulgada em 01.Março.2016


Sem comentários: