domingo, 15 de janeiro de 2017

POLICIÁRIO 1328




DUAS INICIATIVAS VINDAS DO NORTE

Com o novo ano, novas iniciativas atravessam o nosso passatempo, abrindo perspectivas aos “detectives” para exercitarem as suas “células cinzentas”.
O confrade Inspector Boavida explica-nos e propõe-nos essas “viagens” no mundo do Policiário:

CONCURSO DE CONTOS
“UM CASO POLICIAL EM GAIA”

A secção O DESAFIO DOS ENIGMAS, orientada pelo Inspetor Boavida no quinzenário AUDIÊNCIA GRANDE PORTO, tem em preparação uma iniciativa que faz a ponte entre a literatura e o enigma policial, entre a produção e a decifração, entre o policial e o policiarismo.
O concurso tem como única obrigação temática o local da ação dos trabalhos, que deverão ocorrer em Gaia, concelho situado a sul da cidade do Porto, dele separado pelo rio Douro, muito procurado por turistas nacionais e estrangeiros pelas suas magníficas praias que se estendem ao longo de 18 quilómetros, pelas seculares Caves de Vinho do Porto e pela Reserva Natural Local do Estuário do Douro, entre outras grandes atrações, de que salientamos o majestático Mosteiro da Serra do Pilar e todo o seu Centro Histórico.
Para que os potenciais concorrentes não se inibam de deitar às mãos à escrita dos seus contos por não estarem identificados com aquelas paragens, o blogue LOCAL DO CRIME (localdocrime.blogspot.pt), que se assume como caixa-de-ressonância daquela secção, adianta algumas dicas que poderão ajudar a escolher o cenário das suas narrativas e, quem sabe, estimular a realização duma visita de reconhecimento, para além da publicação do regulamento do concurso, que passamos a transcrever:

1. O concurso é aberto a todos, sem condicionalismos de idade.
2. É vedada a participação de membros do júri ou seus familiares, podendo cada concorrente apresentar mais do que um original, desde que o faça utilizando pseudónimos diferentes. Os pseudónimos utilizados, bem com os textos, não poderão por qualquer forma levar à identificação do concorrente.
3. Os trabalhos, na modalidade de conto policial, em língua portuguesa, deverão ser apresentados impressos em páginas de formato A4.
4. Os contos terão como tema UM CASO POLICIAL EM GAIA e deverão ter obrigatoriamente um mínimo 4 páginas (não havendo limite máximo de páginas).
5. Cada trabalho, com o respetivo autor identificado apenas por um pseudónimo, deverá ser enviado por correio até ao último dia do mês de abril de 2017, num sobrescrito dentro do qual também deverá ser metido outro sobrescrito bem fechado, identificado por fora com o mesmo pseudónimo e contendo um papel onde se identifique o título do conto, o pseudónimo e a verdadeira identificação e o endereço do concorrente, número de telefone ou endereço de e-mail.
            6. A abertura dos sobrescritos contendo a identificação dos concorrentes premiados, só será efetuada após as decisões do júri.
7. Os trabalhos, nos moldes atrás descritos, deverão ser enviados para o seguinte endereço postal: AUDIÊNCIA GP / O Desafio dos Enigmas, rua do Mourato, 70-A – 9600-224 Ribeira Seca RG – São Miguel – Açores.
8. O júri será constituído por três personalidades de reconhecido mérito, a designar pelo orientador da secção O Desafio dos Enigmas.
9. Das decisões do júri não haverá recurso, ficando-lhe a competência de determinar, dependendo da quantidade e da qualidade e dos trabalhos, se deverão ou não ser atribuídos os prémios, no limite previsto de seis taças e seis menções honrosas, distribuídos por três classificações: a primeira, para todos os contos a concurso; a segunda, para aqueles que nunca tenham publicado qualquer conto; e, a terceira, destinada exclusivamente aos mais jovens.
10. Os nomes dos premiados serão anunciados até final de junho na secção O Desafio dos Enigmas do jornal AUDIÊNCIA Grande Porto.
11. Ao orientador da secção O Desafio dos Enigmas reserva-se o direito, dentro de um prazo de um ano após o anúncio dos vencedores, de promover a publicação de qualquer dos trabalhos concorrentes, sem pagamento de direitos autorais;
12. Os casos omissos serão resolvidos pelo orientador da secção O Desafio do Enigmas, não havendo recurso das decisões tomadas.


TORNEIO POLICIÁRIO - 2017
Damos, igualmente a conhecer o regulamento do Torneio Policiário - 2017, que arranca no primeiro número de Fevereiro. Para o efeito, foram convidados oito produtores que se prontificaram desde logo a colaborar com problemas de características tradicionais. Eis o regulamento:
 
1. O Torneio Policiário - 2017 é aberto a todos os leitores do AUDIÊNCIA Grande Porto, não necessitando de inscrição prévia;
2. O Torneio será constituído por oito problemas, que serão publicados mensalmente entre fevereiro e setembro de 2017;
3. As propostas de solução dos problemas deverão ser enviadas, impreterivelmente, até ao dia 10 do mês subsequente ao da sua publicação;
4. Cada solução será classificada entre 5 e 10 pontos, correspondendo 5 à simples presença e 10 à solução integral do enigma. As pontuações intermédias serão definidas de acordo com o grau de resolução;
5. Em cada problema, das soluções enviadas serão selecionadas, pelo orientador da secção, as três melhores, que somarão mais 5, 4 e 3 pontos;
6. Através da mesma forma estabelecida no ponto anterior, serão selecionadas as duas soluções mais originais, que somarão mais 2 e 1 pontos consoante a originalidade;
7. Será vencedor do Torneio o concorrente que no final acumule o maior número de pontos, sendo distinguido com o Troféu “AUDIÊNCIA Grande Porto”;
8. Os leitores posicionados nos quatro lugares subsequentes da classificação final serão distinguidos com as Taças “Sete de Espadas”, “Dic Roland”, “KO” e “Rip Kirby”;
9. Os classificados entre o sexto e o décimo lugar serão distinguidos com medalhas de participação;
10. Os casos omissos serão resolvidos pelo orientador da secção O Desafio do Enigmas, não havendo recurso das decisões tomadas.













Sem comentários: