domingo, 21 de janeiro de 2018

POLICIÁRIO 1381




NOVA ÉPOCA À VISTA!

No começo de mais um ano, enquanto aguardamos o início da época de competições, que ocorrerá no próximo dia 4 de Fevereiro, tendo como “tiro de partida” a publicação do primeiro desafio, vamos fazer o ponto da situação daquilo que todos os confrades poderão encontrar no que ao Policiário diz respeito:

CORREIO POLICIAL

Secção publicada no semanário regional Correio do Ribatejo, que se publica em Santarém, a cidade capital do Ribatejo, que sempre tem o seu nome associado a grandes vultos e acontecimentos ligados ao policial. Sete de Espadas, natural da Chamusca, Manuel Constantino, de Almeirim, Inspector Aranha, da própria cidade, são nomes e figuras bem conhecidas do meio policial. Para além de problemas policiários e outros desafios, há um espaço muito importante para a divulgação de contos policiais, com destaque para alguns de autores bem representativos.
Espaço gerido por um dos “monstros sagrados” do Policiário, o confrade Inspector Aranha (d.cabral@sapo.pt), sempre nos lugares cimeiros das competições policiárias e divulgador por excelência de tudo o que apresenta elevado valor em matéria policial.
O Correio Policial é, cada vez mais, um espaço de leitura obrigatória!

CRIME PÚBLICO

É o blogue que está associado a esta nossa secção, servindo de seu suporte, no sentido de fornecer informação atempada, que uma secção semanal com limitações temporais e de espaço, não permite. Por lá passam as classificações, com registo das pontuações obtidas em cada prova e todas as restantes informações quanto aos confrontos da Taça de Portugal. Digamos que é um elo prioritário de contacto com o Mundo Policiário.
O êxito da nossa grande noite policiária, na passagem do ano, com divulgação em directo dos diversos vencedores, foi a cereja no topo do bolo! Uma noite inesquecível com muitos milhares de visualizações, que deu uma demonstração clara da sua enorme vitalidade e utilidade.
O Crime Público está em http://blogs.publico.pt/policiario.


CLUBE DE DETECTIVES

É o sítio de autoria do confrade Daniel Falcão, confrade de Braga, que disponibiliza imensa informação, quer do andamento das competições, quer dos problemas publicados e respectivas soluções. Funciona, ainda, como um enorme “arquivo” onde cabe quase tudo o que ao policiário diz respeito.
Para além do espaço reservado à actividade do nosso confrade, um dos mais premiados, se não o mais premiado, com vários títulos de campeão nacional, taças de Portugal, Policiarista do Ano e n.º 1 do ranking, merece destaque a bibliografia disponível e vasto material da AHPPP. Neste momento decorre a justíssima acção de homenagem ao nosso mestre Sete de Espadas, com a publicação de SETE problemas de sua autoria, publicados a partir de 1947, como noticiámos na passada semana.
Tudo isto e muito mais, está acessível em http://clubededetectives.pt.




POLICIÁRIO DE BOLSO

Um blogue feito a partir de Santarém pela Detective Jeremias que, recordamos, acabou de se sagrar campeã nacional 2017, depois de uma recuperação notável. Por este blogue passa a divulgação de alguma da imensa obra do mestre Manuel Constantino um autêntico “monstro sagrado” do policiário, com muitas décadas de actividade, como produtor de enigmas, ensaísta e estudioso de todo o fenómeno policial, nacional e internacional. Tem uma vasta obra publicada na APP – Associação Policiária Portuguesa, de que foi um dos principais artífices.
Com uma vida muito preenchida, quer no campo pessoal quer profissional, sempre dedicou muito do seu tempo livre ao policial, um dos seus grandes amores. Foi alvo de uma homenagem que lhe foi prestada na sua terra, Almeirim, promovida pela “tribo” policiária, que deixou uma marca indelével em todos os que tiveram o privilégio de estarem presentes e ouvirem da sua boca um emocionado agradecimento pelo modo como a maioria das pessoas do Policiário sempre o tratou.
Isso e tudo o mais que ficou por dizer, pode (deve) ser visto e lido em http://policiariodebolso.blogspot.pt.


POLICIARISMO

Um blogue especialmente dirigido à memória do Policiário que por cá se fez desde sempre. São memórias de convívios, de competições, de problemas, de toda uma forma de viver o Policiário como actividade de múltiplas facetas, em que a camaradagem e a formação de gerações de jovens, muito jovens mesmo, enquanto pessoas, assume papel relevante. Com alguma regularidade, vão aparecendo curiosidades que reavivam memórias passadas e vividas, ou apenas vagamente lidas em publicações que já não existem. Uma viagem que pode ser acompanhada em http://policiarismo.blogspot.pt.


O DESAFIO DOS ENIGMAS

No jornal “Audiência Grande Porto” podemos seguir a secção que o confrade Inspector Boavida mantém. Há boa competição, muito interesse e iniciativas importantes na agitação do nosso meio policiário. “O Desafio dos Enigmas”, assim se chama a secção, promoveu um torneio e um concurso de contos – Um Caso Policial em Gaia -, que tiveram assinalado êxito e foram por nós amplamente divulgados. O endereço postal é Audiência GP/O Desafio dos Enigmas, Rua do Mourato, 70-A, 9600-224 Ribeira Seca RG – São Miguel – Açores.


LOCAL DO CRIME
O blogue LOCAL DO CRIME, em http://localdocrime.blogspot.pt, retomou o seu funcionamento após prolongada ausência, como caixa-de-ressonância (assim o seu autor gosta de referir) da secção O DESAFIO DOS ENIGMAS. Mais um local de estacionamento obrigatório, quando procuramos coisas de Policiário e que merece, naturalmente, uma visita, para além da divulgação que vamos fazendo das suas iniciativas.



Sem comentários: